doce

A relação entre as palavras ‘Doce’ e ‘Vício’ é muito próxima. Infelizmente, essa amizade pode ser perigosa para a saúde. 

Embora seja um perigo delicioso, muitas pessoas conscientes já perceberam a necessidade de reduzir o consumo de açúcar para evitar problemas no futuro. 

O primeiro passo é entender por que você quer parar de comer açúcar e estabelecer um objetivo claro e definido para evitar desistir no meio do caminho. 

Mudar um hábito exige disciplina, e se você já tentou antes e não obteve sucesso, não desanime. Você pode tentar novamente e ter sucesso. 

Evite doces: “Comece pelo começo”, fuja do vilão dessa história, o doce! “Evite o consumo de doces, refrigerantes, massas, barrinhas de cereais, farinha branca, biscoitos, sucos”, diz Andrea.

Coma comida de verdade: faça as escolhas certas. “Para sair deste ciclo vicioso do açúcar é importante entender que você precisa deixar os pacotinhos industrializados de lado e comer comida de verdade: alimentos produzidos pela natureza e pelos animais, como salada, legumes, frutas, carne, frango, peixe, ovo, azeite, abacate, coco”.

Leia o rótulo dos alimentos: nem tudo o que parece saudável é. “Vou dar o exemplo de uma barrinha de cereal, essas que encontramos facilmente e que normalmente comemos como lanche. Ingredientes: flocos de arroz, glucose, açúcar, maltodextrina, aveia, óleo de palma, flocos de milho, açúcar mascavo, mel, lecitina de soja e aromatizantes. 

Você sabe o que são todos os ingredientes? Glucose, açúcar, maltodextrina, açúcar mascavo e mel são tipos de açúcar! Então tome cuidado, pois pode ser um produto prático, mas não traz benefício nenhum para a saúde e só vai piorar a vontade de comer doce”, alerta a profissional.

Faça trocas inteligentes: confira as sugestões da nutricionista:

  • Substitua o chocolate ao leite por chocolate com mais de 70% de cacau;
  • Se sentir vontade de comer doce, prefira uma fruta;
  • Troque o refrigerante por água com gás e coloque uma rodela de limão ou laranja para aromatizar;
  • Substitua o macarrão por macarrão de abobrinha. Com um descascador, corte em fatias finas, cozinhe por 3 minutos e depois refogue com azeite, cebola, alho e molho de tomate;
  • Deixe a barrinha de cereal de lado e opte por um punhado pequeno de castanhas.

Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de ler as nossas revistas e se nutrir de conhecimento! 

Share:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *