Os shakes substitutos de refeição sempre aparecem nos planos de quem deseja baixar os ponteiros da balança mas, mesmo com sua popularização, surgem dúvidas sobre a categoria e não é raro ouvir pessoas discutindo a eficácia desses produtos e sua segurança para a saúde.

O médico nutrólogo Nataniel Viuniski, especialista em obesidade e membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife Nutrition, esclarece os pontos mais questionados sobre o tema.

1- Shakes realmente ajudam no emagrecimento?

Dr. Nataniel: Sim. Os shakes, cientificamente conhecidos como substitutos parciais de refeições, são desenvolvidos para três finalidades: reduzir, manter ou ganhar peso. 

Para aqueles que querem reduzir, como é o caso em questão, o indivíduo deve substituir duas das três principais refeições do dia (café da manhã, almoço ou jantar). 

Esses alimentos têm a função de proporcionar um “déficit calórico”,mas oferecendo os nutrientes para uma refeição balanceada . 

Por isso, não adianta tomar o shake no almoço e fazer escolhas muito calóricas no restante do dia.

No entanto, é importante destacar a importância do exercício físico. Quanto mais você aderir ao estilo de vida saudável e ativo, melhor será seu resultado.

2- Eles fazem mal se tomados por muito tempo?

Dr. Nataniel: Não. Se o consumidor tomar conforme indicação do fabricante, nas quantidades e preparos ideias, o shake não deve fazer mal. 

É importante, no entanto, se atentar à marca fabricante para que o produto escolhido seja seguro e adequado. 

Empresas que estimulam o hábito de vida saudável como um aliado à boa forma, por exemplo, já indicam um bom sinal de responsabilidade para com o consumidor.

3- Os shakes são uma alimentação balanceada?

Dr. Nataniel: Verdade. Os shakes têm, em sua composição, os nutrientes para uma refeição saudável e balanceada. 

Por isso, são uma ferramenta prática para quem não tem tempo para realizar uma refeição equilibrada ou para quem tem excesso de peso e não consegue mudar a alimentação, por exemplo.

4- Shakes só podem ser consumidos por quem quer emagrecer?

Dr. Nataniel: Não. Os shakes são alternativas para um bom gerenciamento de peso, independente do objetivo do consumidor.

Portanto, para quem deseja manter o peso, a recomendação é que apenas uma refeição principal seja substituída. 

Já para quem tem o objetivo de ganhar peso, o ideal é que ele faça normalmente as três principais refeições e acrescente dois shakes ao longo do dia como lanche.

Assim, essa pessoa criará um excedente calórico, mas nutricionalmente balanceado.

Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de ler as nossas revistas e se nutrir de conhecimento!

Fonte: Herbalife

Share:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *