A importância do cálcio para o corpo humano é incontestável. Esse elemento químico é fundamental para equilibrar o organismo e deve ser ingerido diariamente. A dose diária recomendada pode variar de 1.000 a 1.300mg para indivíduos adultos.
A deficiência de cálcio no corpo pode causar diversos problemas de saúde, como osteoporose, raquitismo e osteomalácia. Além disso, a falta de cálcio pode levar a um aumento de peso, já que o organismo fica desequilibrado e os tecidos de gordura começam a inchar.
No entanto, os benefícios deste mineral vão além da prevenção dessas doenças. Ele também ajuda a regular os batimentos do coração e combater a hipertensão, além de auxiliar no processo de contração e relaxamento dos músculos e na transmissão dos estímulos nervosos.
Uma pesquisa realizada nos anos 90 pela Universidade de Tennessee nos Estados Unidos revelou que existe uma relação entre a perda de peso e o cálcio mineral.
Isso porque ele interfere na formação das células adiposas e cria uma barreira para impedir que a gordura da comida seja absorvida pelo organismo.
No entanto, é importante não exagerar na quantidade de cálcio ingerido, já que o corpo geralmente absorve entre 10% a 30% do que é consumido.
O excesso de cálcio pode provocar calcificação em excesso dos ossos, dificuldade para o organismo absorver ferro, falência renal e até mesmo distúrbios psicológicos.
Para garantir a ingestão adequada deste mineral, é importante ingerir alimentos ricos nesse mineral durante toda a vida. Adultos com mais de 50 anos devem tomar atenção extra, já que é nessa fase que começam a perder massa óssea, especialmente as mulheres.
Durante a gestação e a lactação, é preciso aumentar a quantidade de cálcio nas refeições (em média 1.300 mg por dia), o mesmo é válido para adolescentes, por causa da formação da estrutura óssea.
Portanto, incluir alimentos ricos em cálcio na dieta é fundamental para manter a saúde óssea e prevenir diversas doenças. Lembre-se de buscar orientação profissional para ajustar sua dieta às suas necessidades específicas.
Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de ler a nossa revista e se nutrir de conhecimento!