vegetarianas

As dietas vegetarianas são cada vez mais comuns na sociedade atual, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre seus benefícios para a saúde. 

É importante lembrar que as dietas vegetarianas são heterogêneas em sua composição, envolvendo uma ampla variedade de práticas dietéticas e restrições individuais. 

No entanto, o que geralmente define a dieta vegetariana é a ausência no consumo de carne.

Existem variações nas dietas vegetarianas, que incluem o consumo de laticínios e ovos. Algumas pessoas optam por excluir todas as comidas de origem animal. 

No entanto, independentemente da variação, as dietas vegetarianas incluem o consumo regular de frutas, vegetais, legumes, nozes, grãos e proteínas de soja.

Um estudo realizado nos EUA, Alemanha e Reino Unido ao longo de 6 a 10 anos relatou que vegetarianos possuem 24% menos chances de mortalidade por doenças vasculares comparados com consumidores regulares de carne. 

Isso pode ser atribuído ao fato de que vegetarianos tendem a ter um estilo de vida mais saudável, com baixo consumo de tabaco e álcool, além de um aumento nos níveis de atividade física.

Além disso, vegetarianos tendem a ter níveis mais baixos de colesterol total, LDL colesterol e triglicerídeos em comparação com onívoros. 

Isso pode ser atribuído ao consumo regular de frutas, vegetais, legumes e nozes, que são ricos em fibras e antioxidantes.

Outro benefício das dietas vegetarianas é que elas ajudam na perda de peso e na prevenção da obesidade. O IMC é em média 1-2 kg/m2 menor em vegetarianos em comparação com não vegetarianos. 

Isso pode ser atribuído ao fato de que as dietas vegetarianas são geralmente mais baixas em gorduras saturadas e calorias.

Por fim, é importante destacar que o consumo excessivo de carnes vermelhas, processadas ou não, tem sido associado a doenças cardiovasculares, diabetes mellitus e alguns tipos de câncer. 

Uma revisão sistemática envolvendo sete grupos concluiu que o consumo de 50g por dia de carne processada está associado a um aumento de 19% no risco de diabetes. 

Portanto, a adoção de uma dieta vegetariana pode ser uma escolha saudável e benéfica para a saúde.

Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de ler a nossa revista e se nutrir de conhecimento! 

Share:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *