Você já deve ter ouvido falar em produto diet e light, certo? São termos ingleses que significam dietético e leve, respectivamente.
Mas você sabia que a diferença entre eles pode ser grande e que um produto diet não necessariamente emagrece ou tem menos calorias, por exemplo? E o que é light não necessariamente é feito sem açúcar.
No mercado de alimentos atualmente há uma grande proliferação desses produtos e é muito fácil cair em armadilhas e levar gato por lebre. Por isso, é importante entender as diferenças entre eles e saber interpretar os rótulos.
Segundo a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), produtos diet são aqueles em que um componente da forma original é eliminado. Pode ser um carboidrato, um lipídio, uma proteína ou sódio, por exemplo.
São produtos voltados para uma dieta específica, como por exemplo, os diabéticos que não podem consumir carboidratos (açúcar) em excesso. Geralmente não contêm nada do componente que foi eliminado.
É o caso das geléias diet que, ao invés do açúcar, utilizam apenas a frutose, que é natural da fruta. Um produto diet pode ser indicado para uma dieta de emagrecimento, mas nem sempre é assim.
Por exemplo, chocolates dietéticos podem tirar o açúcar, mas usar mais gorduras, deixando-os, na verdade, com um número de calorias maior. Por isso, é importante ler os rótulos com atenção e pesquisar antes de comprar.
Já os produtos light têm uma redução de, no mínimo, 25% de calorias ou de algum componente específico, geralmente carboidratos (açúcares). É comum que o rótulo explique essa redução.
Os produtos light não são indicados para pessoas que apresentam problemas de saúde por não ingerir determinado nutriente, mas podem ser uma opção para quem quer perder peso.
Porém, é importante ressaltar que não se deve exagerar no consumo desses produtos, pois podem conter outros ingredientes que não são saudáveis.
Portanto, fique atento aos rótulos e não se deixe enganar pela propaganda. Para fazer escolhas saudáveis e conscientes, pesquise e consulte um nutricionista para te ajudar a montar uma dieta equilibrada.
Lembre-se: cuidado para não levar gato por lebre!
Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de ler as nossas revistas e se nutrir de conhecimento!