Postado em 16 de Janeiro às 08h24

A relação entre Avós e Netos traz Benefícios para os dois Lados!

Bem-estar (25)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Dicas de atividades que prometem divertir as duas gerações! Uma das relações mais belas e que trazem mais benefícios durante a vida, especialmente na infância,...

Dicas de atividades que prometem divertir as duas gerações!

Uma das relações mais belas e que trazem mais benefícios durante a vida, especialmente na infância, é a relação entre avós e netos. Enquanto aos pais cabem a função de educar, os avós ficam com a tarefa de complementar esta educação de uma forma mais leve e descompromissada, sem tirar a autoridade dos pais, e sobretudo têm a doce missão de curtir e mimar esses netos.

A relação próxima entre avós e netos desenvolvida durante a infância traz benefícios por toda a vida. 

Qualquer pessoa que teve a felicidade de ter uma relação próxima com seus avós sabe da importância dessa proximidade. Um momento de brincadeira, uma frase marcante, um ensinamento.... Quem não guarda com carinho e uma dose de nostalgia pelo menos uma lembrança com seus avós? E como não poderia deixar de ser, eles também têm uma data especial, comemorada hoje, dia 26 de julho.

Os benefícios da relação entre avós e netos!

Como forma de proporcionar uma reflexão e celebrar o Dia dos Avós, a psicoterapeuta Maura Albano listou alguns dos benefícios que a relação próxima entre avós e netos trazem para ambos. Confira:

Benefícios para os avós:

Compartilhar histórias e ensinamentos que resignificam a própria vida dos avós;

Os netos oportunizam a eles momentos de pura alegria e diversão, de modo que os avós tendem a sorrir muito mais do que o habitual e ainda voltam a ser criança;

Por meio dos netos, os avós constroem uma nova relação com os seus filhos, resultando em uma maior proximidade, criando uma relação de grande companheirismo.

Benefícios para os netos:


Com essa relação próxima, os netos têm a maravilhosa oportunidade de conviver com os experientes avós, conhecendo por meio deles sua própria origem e a história de sua família;

Como os pais normalmente têm uma rotina com mais compromissos e costumam ser mais ocupados, os avós garantem aos netos atenção, carinho e momentos inesquecíveis;

Os netos são beneficiados com a aproximação entre pais e filhos, vivenciando momentos onde a ligação e o vínculo familiar serão capazes de fazer com que a criança desenvolva sua personalidade de maneira saudável e íntegra.

Atividades que netos e avós podem fazer juntos:


Preparamos uma lista de atividades simples do dia-a-dia que podem ser feitas entre avós e netos e assim colaborar para uma relação mais próxima e aumentar as afinidades entre ambos:

Organizando fotos:

Fotografias antigas trazem recordações de bons momentos vividos que poderão ser relembrados, garantido boas histórias e risadas. Compartilhar essas lembranças podem resultar em uma grande cumplicidade entre avós e netos.

Para a cozinha:

Que avó não tem uma receita especial? Levar os netos para a cozinha e contar com essa ajuda para fazer aquele prato da família pode garantir momentos de diversão para todos e o resultado só poderá ser delicioso!

Trabalhos manuais:

Para os avós que possuem talentos manuais, por que não compartilhar com seus netos? É uma oportunidade de passar para a próxima geração um dom e incentivar o exercício da criatividade nos pequenos e quem sabe descobrir um talento neles? Passar os conhecimentos é sempre gratificante e, sem dúvida eles também irão amar aprender algo novo!

Brincadeiras da infância:

É mais do que clara a diferença entre as brincadeiras que fizeram parte da infância dos avós com as que divertem as crianças dessa geração. Que tal um intercâmbio da diversão? Um pode ensinar para o outro os seus jogos e brincadeiras preferidos garantindo uma interação que só tem benefícios!

Jardinagem:

Tem um pequeno jardim ou horta por perto? Essa pode ser não só uma atividade divertida, como também educativa, passando lições de ecologia. Ensine os tipos de plantas e permita que eles plantem algumas sementes. Eles vão amar ter esse cuidado, acompanhar o crescimento e em casos de hortinha, colher para servirem à mesa depois.

Passeios:

Leve os pequenos para lugares que trazem boas lembranças e façam parte da sua vida. É mais uma forma compartilhar histórias de forma divertida e resultando em uma aproximação e criação de novas histórias entre ambos.

São infinitas as possibilidades para uma relação mais próxima e cheia de afinidades entre avós e netos. O certo é que incontáveis também serão os benefícios que todas essas atividades trarão para toda a família! Gostou das sugestões? Conte para a gente quais atividades marcaram a sua relação com seus avós

Fonte: Vivo Mais Saudável

Veja também

15 Opções de Lanches Gostosos e Nutritivos para seu Filho levar à Escola!16/05 O que não pode faltar na lancheira do seu filho? Em primeiro lugar, é preciso levar em conta o período em que a criança estuda e a refeição que fez antes de ir à escola. “De uma maneira geral, ela deve levar um alimento de cada grupo alimentar, ou seja, uma fonte de proteína (iogurte, queijo, leite), uma fruta (tanto in natura quanto o suco sem......
A ciência comprova: sons da natureza ajudam a relaxar!17/07 Pesquisa analisou as reações físicas de quem passa um tempo ouvindo a natureza tem a dizer! Pode ser a chuva batendo na janela ou o vento balançando as folhas da árvore. Não dá pra negar que é uma......
Como celular e computador estão prejudicando a sua pele25/09 Achou que o sol e a poluição eram os únicos inimigos de uma pele jovem e saudável? Pois enquanto estávamos preocupadas com os danos dos raios UV e UVA e fumaças urbanas, outro inimigo silencioso está......

Voltar para (NOTÍCIAS)