A relação entre Avós e Netos traz benefícios para os dois lados!

Uma das relações mais belas e que trazem mais benefícios durante a vida, especialmente na infância, é a relação entre avós e netos. 

Enquanto aos pais cabe a função de educar, os avós ficam com a tarefa de complementar esta educação de uma forma mais leve e descompromissada, sem tirar a autoridade dos pais, e sobretudo têm a doce missão de curtir e mimar os netos.

A relação próxima entre avós e netos desenvolvida durante a infância traz benefícios por toda a vida.

Qualquer pessoa que teve a felicidade de ter uma relação próxima com seus avós sabe da importância dessa proximidade. Um momento de brincadeira, uma frase marcante, um ensinamento…. 

Quem não guarda com carinho e uma dose de nostalgia pelo menos uma lembrança com seus avós? E como não poderia deixar de ser, eles também têm uma data especial, comemorada hoje, dia 26 de julho.


Os benefícios da relação entre avós e netos!


Como forma de proporcionar uma reflexão e celebrar o Dia dos Avós, a psicoterapeuta Maura Albano listou alguns dos benefícios que a relação próxima entre avós e netos traz para ambos. Confira:

Benefícios para os avós:


Compartilhar histórias e ensinamentos que ressignificar a própria vida dos avós;

Os netos oportunizam a eles momentos de pura alegria e diversão, de modo que os avós tendem a sorrir muito mais do que o habitual e ainda voltam a ser criança;

Por meio dos netos, os avós constroem uma nova relação com os seus filhos, resultando em uma maior proximidade, criando uma relação de grande companheirismo.


Benefícios para os netos:


Com essa relação próxima, os netos têm a maravilhosa oportunidade de conviver com os experientes avós, conhecendo por meio deles sua própria origem e a história de sua família;

Como os pais normalmente têm uma rotina com mais compromissos e costumam ser mais ocupados, os avós garantem aos netos atenção, carinho e momentos inesquecíveis;

Os netos são beneficiados com a aproximação entre pais e filhos, vivenciando momentos onde a ligação e o vínculo familiar serão capazes de fazer com que a criança desenvolva sua personalidade de maneira saudável e íntegra.


Atividades que netos e avós podem fazer juntos:


Preparamos uma lista de atividades simples do dia-a-dia que podem ser feitas entre as duas gerações e assim colaborar para uma relação mais próxima e aumentar as afinidades entre ambos:


Organizando fotos com os avós:

Fotografias antigas trazem recordações de bons momentos vividos que poderão ser relembrados, garantido boas histórias e risadas. 

Compartilhar essas lembranças pode resultar em uma grande cumplicidade entre avós e netos.


Para a cozinha:

Que avó não tem uma receita especial? 

Levar os netos para a cozinha e contar com essa ajuda para fazer aquele prato da família pode garantir momentos de diversão para todos e o resultado só poderá ser delicioso!


Trabalhos manuais:

Para os avós que possuem talentos manuais, por que não compartilhar com seus netos? 

É uma oportunidade de passar para a próxima geração um dom e incentivar o exercício da criatividade nos pequenos e quem sabe descobrir um talento neles? 

Passar os conhecimentos é sempre gratificante e, sem dúvida, eles também irão amar aprender algo novo!


Brincadeiras da infância:

É mais do que clara a diferença entre as brincadeiras que fizeram parte da infância dos avós com as que divertem as crianças dessa geração. 

Que tal um intercâmbio da diversão? Um pode ensinar para o outro os seus jogos e brincadeiras preferidos garantindo uma interação que só tem benefícios!

Jardinagem:

Tem um pequeno jardim ou uma horta por perto? Essa pode ser não só uma atividade divertida, como também educativa, passando lições de ecologia. 

Ensine os tipos de plantas e permita que eles plantem algumas sementes. Eles vão amar ter esse cuidado, acompanhar o crescimento e em casos de hortinha, colher para servirem à mesa depois.

Passeios:

Leve os pequenos para lugares que trazem boas lembranças e façam parte da sua vida. 

É mais uma forma de compartilhar histórias de forma divertida e resultando em uma aproximação e criação de novas histórias entre ambos.

São infinitas as possibilidades para uma relação mais próxima e cheia de afinidades entre avós e netos. 

O certo é que incontáveis também serão os benefícios que todas essas atividades trarão para toda a família! Gostou das sugestões? 

Conte para a gente quais atividades marcaram a sua relação com seus avós

Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de ler as nossas revistas e se nutrir de conhecimento!

Fonte: Vivo Mais Saudável

Compartilhe esse post!

Related Posts