Postado em 21 de Agosto de 2017 às 08h28

Melhores alimentos para comer antes de dormir!

Alimentação (88)

Durante o sono, o corpo descansa, principalmente o cérebro, órgão responsável por todas as ações desempenhadas pelo corpo ao longo do dia, como “guardar” todas as informações utilizadas enquanto se está acordado, como as memórias.

A dificuldade de dormir ou de manter um sono continuo é um problema vivido por muitas pessoas, e muitas vezes está relacionada a alimentação. Uma alimentação saudável e equilibrada é um dos fatores para ter uma noite de sono com qualidade.

Alguns alimentos com propriedades calmantes auxiliam o organismo a ter um sono prolongado e com qualidade. Estes alimentos possuem substâncias precursoras de hormônios que promovem sensação de bem-estar, como o triptofano, aminoácido percussor da serotonina e da melatonina, ambos relacionados com a sensação de bem-estar e indução do sono, além de serem responsáveis por diminuírem os níveis de cortisol no sangue, e consequentemente o estresse.

Quando consumido alimentos fontes de proteína, principalmente do aminoácido triptofano, junto com alimentos fontes de carboidratos, se tem a facilitação na captação desse aminoácido na corrente sanguínea, onde a insulina age como facilitadora durante a absorção do aminoácido pelo cérebro.

Alguns alimentos possuem substâncias que são estimulantes para o cérebro, e quando ingeridas perto do horário em que se deseja dormir, agem ativando o sistema nervoso central, e assim inibindo a liberação de serotonina e de melatonina, ambas responsáveis pelo sono.

A principal substância consumida é a cafeína, presente no café, refrigerantes sabor cola, chocolates, erva mate e guaraná. Esta substância pode evitar que se durma ou até mesmo evitar um sono contínuo, fazendo com o sono seja interrompido durante a noite.

Outra substância é a tiramina, encontrada em queijos amarelados, principalmente no queijo cheddar. A tiramina afeta a liberação de noradrenalina, responsável por induzir o sonho, que ocorre quando se está em um sono profundo. O mesmo acontece quando se consome álcool durante a noite.

O consumo de alimentos gordurosos também não é indicado antes de dormir, pois dificulta a indução do sono. O motivo para que isso ocorra, se dá pelo fato da digestão desses alimentos demorarem mais do que o normal, fazendo com que a grande parte da energia do corpo seja desviada para essa função, causando desconfortos.

Dicas de alimentação saudável para dormir bem:

• Consumir alimentos com baixa quantidade de gordura em sua composição, e que facilitam o processo de digestão.

• Prefira bebidas que contenham substâncias calmantes, como chá de erva cidreira, chá de camomila, passiflora, suco de maracujá, leite quente com mel.

• A oleaginosas (castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas) são ótimas fonte de selênio e de triptofano, que auxiliam na produção de serotonina.

• Se alimente 2 horas antes de dormir, para que não tenha a sensação de estufamento ou desconforto abdominal.

• Evite consumir alimentos que sejam estimulantes perto do horário em que for dormir.

Alimentos que auxiliam em uma boa noite de sono:

• Aveia

• Iogurtes

• Soja

• Milho

• Banana

• Tâmaras

• Ovos e no leite

Fonte: Natue

Veja também

Liliane Permann conta como fazer uma dieta detox para comecar bem o ano27/11/15 Eliminar as toxinas melhora o aspecto da pele e dos cabelos e aumenta a imunidade Nas festas de final de ano é normal se deixar levar pelo clima de confraternização e acabar abusando um pouco na comida. Não bastasse a fartura da época, também é muito comum abandonar os outros cuidados com a silhueta, como a pratica de exercícios físicos. Se você......
Cuidados e tratamentos de varizes27/10/17 Entre os mitos sobre a causa de varizes estão, além do salto alto, a depilação com cera quente e roupas justas. Salto alto provoca varizes: culpado ou inocente?  O salto não causa, mas pode agravar as varizes,......
O que é Dengue?24/02/16 A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em......

Voltar para (NOTÍCIAS)