Manter uma alimentação e rotina saudáveis deve ser uma preocupação para qualquer faixa etária, principalmente para a meia-idade.
Entretanto, na faixa da meia-idade, período entre 40 e 65 anos, a atenção para isso costuma redobrar, já que uma atitude errada pode tornar o corpo mais propício ao desenvolvimento de doenças comuns nessa idade.
A prática de alguns hábitos diários, como ter uma alimentação saudável e praticar algum tipo de atividade física, contribui para que o envelhecimento aconteça de maneira não prejudicial à qualidade de vida da pessoa.
O estilo de vida influencia diretamente na rapidez com que o corpo envelhece e, sobretudo, no nível de qualidade de vida vivenciado nessa etapa da existência.
Com o objetivo de lidar com todo o processo natural de envelhecimento da maneira mais saudável possível, a alimentação balanceada deve ser uma constante.
Evitar as gorduras e os açúcares
Alimentos que contenham gorduras e açúcares devem ser evitados ou consumidos apenas em pequenas quantidades.
Consumir muitos legumes e vegetais
Apostar na maior diversidade possível de vegetais e legumes é fundamental. Quanto mais os pratos forem coloridos e diversos, maiores os benefícios.
Frutas também devem ser incluídas em abundância, entretanto, é necessário obter o acompanhamento de um médico ou nutricionista no caso dos diabéticos.
Dar atenção aos ácidos graxos poli-insaturados
Incluir alimentos que possuam ácidos graxos poli-insaturados na dieta como o ômega 3, gordura considerada benéfica para o organismo, pode ser uma ótima escolha.
Escolher o suplemento vitamínico adequado para a meia-idade
É mais complicado do que parece atingir os níveis de todos os nutrientes necessários para um envelhecimento saudável. Por isso, o médico e/ou nutricionista podem indicar o uso de suplementação de vitaminas e minerais.
Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de ler as nossas revistas e se nutrir de conhecimento!
Fonte: Terra