Glúten

O glúten é uma proteína presente em diversos cereais e pode causar problemas de saúde para algumas pessoas.

Neste blog, vamos entender o que é glúten, a doença celíaca e os alimentos permitidos para quem tem essa condição.

Essa proteína é encontrada em cereais como trigo, centeio, cevada e sêmola de trigo duro.

Ele é responsável pela elasticidade da massa, criando a estrutura do pão.

Doença Celíaca

A doença celíaca afeta cerca de 1% da população mundial. Nesses casos, o glúten não é bem aceito pelo intestino e o corpo começa a atacar a si mesmo enquanto tenta digerir a proteína.

Sintomas da Doença Celíaca

• Infertilidade
  • Náuseas e vômitos
  • Diarreia com perda de gordura nas fezes
  • Anemia
  • Perda de cabelo
  • Alteração no ciclo menstrual

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais para verificar os anticorpos antigliadina, antiendomio e antitransglutaminase, além da biópsia do intestino delgado.

A doença pode aparecer na infância ou na idade adulta, tanto em homens quanto em mulheres.

Tratamento

A dieta é o único tratamento para essa doença. Com um cardápio equilibrado, o paciente não só evita os desconfortos causados pela proteína, como também reduz o risco de desenvolver outras doenças.

Ingredientes Proibidos e Permitidos

Proibidos:

• Trigo
  • Aveia
  • Centeio
  • Cevada
  • Malte (subproduto da cevada)

Permitidos:

• Cereais: arroz, milho
  • Farinhas: mandioca, arroz, milho, fubá, féculas
  • Gorduras: óleos, margarina
  • Frutas e sucos: todos, mas in natura
  • Laticínios: leite, manteiga, queijos e derivados
  • Hortaliças e leguminosas: folhas, cenoura, tomate, feijão, batata, ervilha e outros
  • Carnes e ovos: aves, suínos, bovinos, peixes, frutos do mar e outros

Cuidar da saúde das pessoas é uma missão para a ClinicMais. Eles se preocupam com a saúde dos clientes, e toda a linha de suplementos e chás são livres de glúten.

Não deixe de visitar o blog do Dr. Bem-Estar para se manter atualizado sobre as últimas novidades e dicas de saúde, bem-estar e beleza.

Além disso, aproveite para ler as revistas do Drbemestar e aprofundar seus conhecimentos sobre esses temas importantes para uma vida saudável e equilibrada. Confira as revistas do Dr. Bem-Estar.