12 Benefícios do pilates para sua saúde!

Bem-vindo ao nosso blog, onde vamos explorar os inúmeros benefícios do pilates para o corpo e a mente. 

O pilates é muito mais do que um simples exercício físico; é um método abrangente que pode transformar sua vida de várias maneiras. 

Neste espaço, vamos destacar 12 razões pelas quais o pilates deve ser uma parte essencial da sua rotina diária:

1- Melhora a postura. 

Pilates coloca muita ênfase no alinhamento adequado durante o exercício. 

Isso torna o praticante mais consciente de seu corpo e da posição correta em todos os momentos do dia a dia.

2- Ajuda pessoas que têm dor nas costas. 

Além de poder ser um grande aliado dos fisioterapeutas no tratamento das pessoas com lesões nas costas ou quaisquer condições graves (como hérnia de disco ou graves desvios posturais). 

O pilates também pode contribuir muito para o alívio das dores nas costas causado por um estilo de vida sedentário, rigidez muscular e tônus ​​muscular;

3- Ajuda a lidar com o desconforto e as dores durante o ciclo menstrual. 

Pratique alguns dias antes do início do ciclo e até mesmo durante a menstruação (escolhendo os exercícios mais fáceis) e você vai sentir a diferença.

4- Vai torná-la mais flexível. 

Diversos exercícios de pilates aumentam a flexibilidade da parte posterior do seu corpo, a área que causa a maioria dos problemas para todos nós, bem como a flexibilidade em geral do seu corpo todo. 

Sendo mais flexíveis, teremos menos lesões, menos dores relacionadas com músculos tensos e um melhor desempenho em qualquer tipo de atividade física.

5- Ajuda você a encontrar o seu equilíbrio interior e se livrar da ansiedade. 

Um estudo recente descobriu que a simples prática de exercícios para o equilíbrio (como pilates) pode resolver problemas de ansiedade.

6 – Pode ajudar a melhorar a memória. 

Exercícios que incluem exercícios de coordenação, assim como sequencias de alguns exercícios ajudam a melhorar a memória.

7 – Ensina controle do corpo. 

Os exercícios de pilates não isolam cada um dos seus grupos musculares para serem executados. 

Ao invés disso, exercita o seu corpo como um todo, o que não cria desequilíbrios musculares que são comuns a outros tipos de exercícios isolados.

8 – O pilates tem se mostrado eficaz em várias condições. 

No alívio dos sintomas da fibromialgia, artrite e artrose, bem como na recuperação depois do câncer (particularmente o câncer de mama).

E outros procedimentos cirúrgicos (principalmente joelho, quadril e cirurgias no pé).

9- Combate o estresse. 

Os exercícios contemplam uma ordem específica que obedece a um ritmo respiratório e que exige concentração. 

Por isso, ao longo do curso, os praticantes adquirem um poder maior de controle sobre o corpo, o que possibilita lidar melhor com situações de estresse, ansiedade e nervosismo.

10- Melhora a respiração. 

O indivíduo que tem estresse ou ansiedade constante interrompe a respiração normal, gerando um bloqueio no músculo do diafragma. 

Como o pilates trabalha a musculatura respiratória, ele é capaz de ensinar novamente essas pessoas a respirar, o que é feito pela associação dos exercícios a um tempo preciso de inspiração e expiração.

11- Melhora o desempenho na corrida. 

Pode até não parecer, mas a corrida é uma atividade que exige técnica. Realizá-la sem estar preparado ou de maneira incorreta pode causar diversas lesões no praticante, e é nesse ponto que o pilates pode ser de grande ajuda. 

Por meio da reeducação da respiração e da concentração adquiridas no método, correr pode se tornar uma atividade mais prazerosa e com resultados mais rápidos. Além disso, a consciência corporal desenvolvida no pilates auxilia o equilíbrio do corredor e o alinhamento do corpo;

12- O pilates trabalha os músculos

O grande diferencial do método pilates é que o fortalecimento muscular é realizado de forma global e não segmentar. 

Durante os exercícios, ocorre a ativação simultânea de diversos grupos musculares e há uma integração dos músculos principais, secundários e posturais. 

Além disso, as articulações também são estimuladas.

Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de ler as nossas revistas e se nutrir de conhecimento!

Compartilhe esse post!

Related Posts