Postado em 13 de Outubro de 2017 às 10h38

Câncer não é questão de sorte ou azar!

Saúde (86)

Prevenção ainda é a melhor saída para combater a doença, que atinge 20 milhões de pessoas anualmente, no mundo.

A doença atinge, por ano, cerca de 20 milhões de pessoas no mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Só no Brasil, são aproximadamente 600 mil novos casos anuais.

Recentemente, um estudo americano publicado na revista Science revelou que 66% dos casos são conseqüências de mutações genéticas, 29% são decorrentes de fatores ambientais e, ainda, 5% têm causa hereditária.

O trabalho levantou grande polêmica e os meios de comunicação foram responsabilizados por terem explicado mal os resultados do estudo. Mais ainda, o trabalho poderia enviar ao público uma mensagem equivocada: tem sentido deixar de fumar ou levar uma vida saudável se, no fim das contas, tudo depende da sorte? Até a ONU se manifestou, desmentindo as conclusões do trabalho e questionando seus métodos.

Os resultados do estudo são consequência da análise estatística do número de divisões celulares em 31 tecidos durante uma vida média calculada com base em dados demográficos dos EUA. Em todo caso, isso não quer dizer que dois terços de todos os casos de câncer se devam à má sorte.

Para Leonardo Pimentel, radio-oncologista da Radiocare, apesar de em um primeiro momento essas estatísticas passarem a impressão de que a doença é fruto do acaso, não é bem assim. “Não é como se não houvesse nada a fazer além de esperar. Ao contrário, precisamos fazer nossa parte, cerca de um terço dos casos podem ser evitados pela prevenção”, frisa. Além disso, segundo dados da Cancer Research UK – órgão britânico que pesquisa o câncer, 42% dos diagnósticos identificados precocemente chegam à cura.

Pode parecer contraditório, mas, na prática, ocorrem causas multifatoriais para o surgimento de tumores. “Grande parte dos quadros diagnosticados são resultado de mutações genéticas, porém, elas também podem ser desencadeadas por fatores ambientais. Isso porque para que exista um tumor são necessárias duas ou mais alterações”, explica Pimentel. Por isso, o médico recomenda a todos um estilo de vida saudável que, segundo ele, é primordial para a prevenção.

Fonte: El País e Segs

Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Prevenção ainda é a melhor saída para combater a doença, que atinge 20 milhões de pessoas anualmente, no mundo. A doença atinge, por ano, cerca de 20...

Veja também

Natal QuantyVitta, aqui quem Ganha é Você!16/11/16 As festas de final de ano estão chegando e você pode se preparar com seu estoque de produtos naturais Quanty Vitta, pois as vendas tendem a aumentar nessa época também, pois muitas pessoas estão buscando um final do ano mais saudável. Vendo esta janela de oportunidade a QuantyVitta reforça a vantagem que oferece aos seus revendedores que é o Natal Quanty......
A grande necessidade de atenção das gerações atuais16/07 Todo mundo precisa de atenção, como precisamos comer. Isso não é controverso, nem é difícil de entender. Mas a ideia deve ser escorregadia, porque não vai ficar. Se pudéssemos ter em mente que as pessoas......
Proteína do leite pode ajudar no combate de Zika e Chikungunya!17/10/16 Pesquisadores observaram uma redução de até 80% das ações virais com o uso da substância. Uma pesquisa recente, realizada por estudiosos do Instituto Evandro Chagas, no Pará, e da Universidade Federal do......

Voltar para (NOTÍCIAS)