Como celular e computador estão prejudicando a sua pele

Achou que o sol e a poluição eram os únicos inimigos de uma pele jovem e saudável? 

Pois enquanto estávamos preocupadas com os danos dos raios UV e UVA e fumaças urbanas, outro inimigo silencioso está prejudicando a saúde da sua pele: os celulares, tablets e computadores, aparelhos mais comuns no dia a dia.

“Geralmente associamos o aumento de pigmentação ou o envelhecimento da pele à exposição direta apenas aos raios solares. 

Entretanto, alguns estudos científicos têm comprovado que mesmo pessoas que dificilmente se expõem à luz solar direta podem ter suas manchas escurecidas, além de desenvolverem danos ao DNA das células da pele, tudo isso devido à exposição às luzes artificiais sem a devida proteção”, afirma Adriano Loyola, dermatologista e assessor do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Luz violeta

E os gadgets podem estar conspirando para que sua pele envelheça mais rápido. Isso porque eles – assim como as lâmpadas LED – emitem luz violeta que é capaz de causar pigmentação da cútis e liberação de radicais livres.

“Estas telas emitem o componente azul da luz entre 380 e 500 nm também é conhecido como luz visível de alta energia (HEV). 

Em particular, os comprimentos de onda azul violeta entre 380 nm e 440 nm são vistos como potencialmente prejudiciais e que podem levar a escurecimento da pele, melasma, e causar envelhecimento prematuro e rugas finas”, explica Adriano. 

As consequências da exposição à luz violeta podem ser mais cruciais ainda para quem já tem problemas de pigmentação, pele muito sensível ou clara.

Então mesmo para quem fica dentro de casa ou do escritório o dia todo, o uso de protetor solar é absolutamente necessário, já que ele ajuda a filtrar a luz violeta. 

“O ideal é manter a pele bem hidratada e aplicar filtro solar 30 minutos antes da exposição aos aparelhos”, recomenda Loyola.

No entanto, o protetor solar protege apenas da radiação ultravioleta e não do calor (radiação infravermelho), emitida pelos aparelhos, que também podem causar manchas. Quem costuma ficar muito ao telefone ou usar o computador no colo, deve tomar cuidado quando os aparelhos esquentarem. 

E se o dano já estiver feito? É possível reverter o quadro – se o caso não for o de melasma – com tratamento de peeling, laser ou luz pulsada. 

Text neck

Outro problema que Adriano aponta estar se tornando mais comum é o aparecimento de rugas no pescoço (uma área que já é geralmente mais esquecida na rotina de cuidados) devido ao hábito de abaixar a cabeça para escrever no celular ou tablet – o chamado “text neck”. 

A única forma de evitar as linhas, no entanto, é com reeducação postural. Quando estiver no computador, evite usá-lo no colo e sempre tente suspendê-lo de forma que a tela esteja na linha dos olhos, evitando inclinação do pescoço.

Além disso, na hora de manusear os gadgets, o ideal é apoiar o braço sobre a mesa, evitando a tensão dos músculos, tendões, ligamentos e discos articulares. 

Quem já percebe linhas na região, no entanto, pode contornar o problema lançando mão de produtos e tratamentos que estimulem a produção de colágeno, como ácido hialurônico, radiofrequência e lasers, sugere o dermatologista.

Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de ler as nossas revistas e se nutrir de conhecimento!

Fonte: Revista Marie Claire

Compartilhe esse post!

Related Posts