Postado em 20 de Julho de 2016 às 16h42

Saiba mais sobre a Infecção Urinária!

Saúde (86)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! A infecção do trato urinário é uma das doenças infecciosas que mais afetam o ser humano, ocorre em todas as populações, com particular impacto nas mulheres, em...

A infecção do trato urinário é uma das doenças infecciosas que mais afetam o ser humano, ocorre em todas as populações, com particular impacto nas mulheres, em todas as idades.

A bactéria gram-negativa Escherichia coli é o uropatógeno mais comum, sendo responsável por 85% das infecções urinárias adquiridas na comunidade.

Os sinais e sintomas associados à infecção urinária incluem polaciúria, urgência miccional, disúria, alteração na coloração e no aspecto da urina, com surgimento de urina turva acompanhada de alterações no sedimento urinário, hematúria e piúria. É comum a ocorrência de dor abdominal mais notadamente em topografia do hipogástrio (projeção da bexiga) e no dorso (projeção dos rins) podendo surgir febre.

A infecção urinária pode ser sintomática ou assintomática, recebendo na ausência de sintomas a denominação de bacteriúria assintomática. Quanto à localização, é classificada como baixa ou alta. A infecção do trato urinário pode comprometer somente o trato urinário baixo, caracterizando o diagnóstico de cistite, ou afetar simultaneamente o trato urinário inferior e o superior, configurando infecção urinária alta, também denominada de pielonefrite.

A escolha da terapia antimicrobiana para a infecção do trato urinário varia de acordo com a apresentação da infecção, hospedeiro e agente. Estratégias envolvendo diferentes esquemas terapêuticos de acordo com grupos específicos de pacientes maximizam os benefícios terapêuticos, além de reduzir os custos, as incidências de efeitos adversos e o surgimento de microrganismos resistentes.

Com o intuito de colaborar no combate a infeção urinária, o cranberry tem o objetivo de auxiliar na redução e tratamento dessa patologia. O mesmo é apontado por estudos como sendo mais potente para inibir a aderência de bactéria do tipo Escherichia coli na mucosa da bexiga.

Portanto, o cranberry pode ser utilizado como agente auxiliar no tratamento e prevenção de doenças sistêmicas contribuindo na melhoria da qualidade de vida, principalmente, do público feminino. 

Fonte: CháMais

Veja também

CháMais se prepara para a 2ª Hi-Nutrition!02/02/16 A CháMais trará muitas novidades para o 2º Congresso Hi-Nutrition que acontece de 17 a 19 de Março no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo, SP. A marca participa desde a primeira edição e foi uma das empresas destaques no ano passado. Toda equipe está preparando materiais, lançamentos, stand e muito mais para surpreender......
11º Encontro de Mulheres Pague Menos!25/07/16 A CháMais participou do maior evento feminino do país neste final de semana. O 11º Encontro de Mulheres da Rede Pague Menos aconteceu de 21 a 24 de Julho de 2016, no centro de eventos Ceará, em Fortaleza. Foram quatro dias de......
Goji Berry pode ajudar a Emagrecer, dizem Estudos!22/03/17 Na onda dos superalimentos, a ciência já colocou o óleo de coco, a semente de chia e até um macarrão japonês na lista dos mais indicados para perder peso e ganhar saúde. A novidade do momento é uma......

Voltar para (NOTÍCIAS)