Postado em 20 de Julho de 2016 às 16h42

Saiba mais sobre a Infecção Urinária!

Saúde (51)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! A infecção do trato urinário é uma das doenças infecciosas que mais afetam o ser humano, ocorre em todas as populações, com particular impacto nas mulheres, em...

A infecção do trato urinário é uma das doenças infecciosas que mais afetam o ser humano, ocorre em todas as populações, com particular impacto nas mulheres, em todas as idades.

A bactéria gram-negativa Escherichia coli é o uropatógeno mais comum, sendo responsável por 85% das infecções urinárias adquiridas na comunidade.

Os sinais e sintomas associados à infecção urinária incluem polaciúria, urgência miccional, disúria, alteração na coloração e no aspecto da urina, com surgimento de urina turva acompanhada de alterações no sedimento urinário, hematúria e piúria. É comum a ocorrência de dor abdominal mais notadamente em topografia do hipogástrio (projeção da bexiga) e no dorso (projeção dos rins) podendo surgir febre.

A infecção urinária pode ser sintomática ou assintomática, recebendo na ausência de sintomas a denominação de bacteriúria assintomática. Quanto à localização, é classificada como baixa ou alta. A infecção do trato urinário pode comprometer somente o trato urinário baixo, caracterizando o diagnóstico de cistite, ou afetar simultaneamente o trato urinário inferior e o superior, configurando infecção urinária alta, também denominada de pielonefrite.

A escolha da terapia antimicrobiana para a infecção do trato urinário varia de acordo com a apresentação da infecção, hospedeiro e agente. Estratégias envolvendo diferentes esquemas terapêuticos de acordo com grupos específicos de pacientes maximizam os benefícios terapêuticos, além de reduzir os custos, as incidências de efeitos adversos e o surgimento de microrganismos resistentes.

Com o intuito de colaborar no combate a infeção urinária, o cranberry tem o objetivo de auxiliar na redução e tratamento dessa patologia. O mesmo é apontado por estudos como sendo mais potente para inibir a aderência de bactéria do tipo Escherichia coli na mucosa da bexiga.

Portanto, o cranberry pode ser utilizado como agente auxiliar no tratamento e prevenção de doenças sistêmicas contribuindo na melhoria da qualidade de vida, principalmente, do público feminino. 

Fonte: CháMais

Veja também

Dicas para iniciar Atividade Física!05/05 1. Tenha um diário! Registre suas metas e sua evolução nas atividades físicas em um diário de papel, em um blog ou nas redes sociais. Compartilhar seus objetivos ajuda a não desistir deles e dá motivação nas horas difíceis. 2. Inspire-se em alguém! Cole na sua geladeira uma foto de corpo inteiro de uma mulher com quem você......
5 truques de beleza para acabar com a cara de cansaço12/06 Com a rotina corrida, fica difícil completar as tão desejadas oito horas de sono – algumas vezes, temos que nos virar com muito menos do que isso! Para esses dias em que nem uma garrafa inteira de café bem forte consegue manter......
Benefícios da Farinha de Feijão Branco!23/05/16 A obesidade vem crescendo acentuadamente ao redor do mundo nos últimos anos e os potenciais riscos de sua prevalência e progressão envolvem as dislipidemias, hipertensão, doenças coronarianas e diabetes, entre outras.......

Voltar para (NOTÍCIAS)