Saiba mais sobre a infecção urinária

A infecção urinária é uma enfermidade infecciosa que afeta significativamente a saúde humana, ocorrendo em todas as populações, mas com maior impacto nas mulheres de todas as idades.

Entre os uropatógenos, a bactéria gram-negativa Escherichia coli é a mais prevalente, sendo responsável por 85% das infecções urinárias adquiridas na comunidade.

Os sinais e sintomas associados à infecção urinária incluem polaciúria, urgência miccional, disúria e alterações na cor e aparência da urina, como turvação, além de hematúria e piúria. 

Dor abdominal, especialmente na região hipogástrica (projeção da bexiga) e no dorso (projeção dos rins), também é comum, podendo ocorrer febre.

A infecção urinária pode ser assintomática ou sintomática, sendo denominada bacteriúria assintomática na ausência de sintomas. 

Quanto à localização, pode ser classificada como baixa ou alta, afetando apenas o trato urinário baixo, caracterizando a cistite, ou ambos os tratos, configurando a pielonefrite.

A escolha da terapia antimicrobiana para a infecção do trato urinário varia de acordo com a apresentação da infecção, o hospedeiro e o agente causador. 

Estratégias terapêuticas específicas para grupos de pacientes maximizam os benefícios e reduzem custos, efeitos adversos e o surgimento de microrganismos resistentes.

O cranberry, por sua vez, tem sido apontado por estudos como uma alternativa eficaz no combate à infecção urinária, uma vez que inibe a aderência das bactérias do tipo Escherichia coli à mucosa da bexiga. 

Dessa forma, pode ser utilizado como um agente auxiliar no tratamento e prevenção de doenças sistêmicas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, especialmente das mulheres.

É importante lembrar que a prevenção é sempre a melhor opção e que adotar hábitos saudáveis pode ajudar a evitar o aparecimento desse tipo de infecção.

Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de ler as nossas revistas e se nutrir de conhecimento!

Compartilhe esse post!

Related Posts

vegetariana

Dieta Vegetariana

As dietas vegetariana transcende a mera dieta alimentar, permeando uma filosofia de vida e um conjunto de valores éticos. Mais

Read More