Postado em 20 de Julho de 2016 às 16h42

Saiba mais sobre a Infecção Urinária!

Saúde (102)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! A infecção do trato urinário é uma das doenças infecciosas que mais afetam o ser humano, ocorre em todas as populações, com particular impacto nas mulheres, em...

A infecção do trato urinário é uma das doenças infecciosas que mais afetam o ser humano, ocorre em todas as populações, com particular impacto nas mulheres, em todas as idades.

A bactéria gram-negativa Escherichia coli é o uropatógeno mais comum, sendo responsável por 85% das infecções urinárias adquiridas na comunidade.

Os sinais e sintomas associados à infecção urinária incluem polaciúria, urgência miccional, disúria, alteração na coloração e no aspecto da urina, com surgimento de urina turva acompanhada de alterações no sedimento urinário, hematúria e piúria. É comum a ocorrência de dor abdominal mais notadamente em topografia do hipogástrio (projeção da bexiga) e no dorso (projeção dos rins) podendo surgir febre.

A infecção urinária pode ser sintomática ou assintomática, recebendo na ausência de sintomas a denominação de bacteriúria assintomática. Quanto à localização, é classificada como baixa ou alta. A infecção do trato urinário pode comprometer somente o trato urinário baixo, caracterizando o diagnóstico de cistite, ou afetar simultaneamente o trato urinário inferior e o superior, configurando infecção urinária alta, também denominada de pielonefrite.

A escolha da terapia antimicrobiana para a infecção do trato urinário varia de acordo com a apresentação da infecção, hospedeiro e agente. Estratégias envolvendo diferentes esquemas terapêuticos de acordo com grupos específicos de pacientes maximizam os benefícios terapêuticos, além de reduzir os custos, as incidências de efeitos adversos e o surgimento de microrganismos resistentes.

Com o intuito de colaborar no combate a infeção urinária, o cranberry tem o objetivo de auxiliar na redução e tratamento dessa patologia. O mesmo é apontado por estudos como sendo mais potente para inibir a aderência de bactéria do tipo Escherichia coli na mucosa da bexiga.

Portanto, o cranberry pode ser utilizado como agente auxiliar no tratamento e prevenção de doenças sistêmicas contribuindo na melhoria da qualidade de vida, principalmente, do público feminino. 

Fonte: CháMais

Veja também

Por que você deve Consumir o Chá de Hibisco com Moderação!07/04/17 Se você busca uma alimentação equilibrada, com certeza já ouviu falar do chá de hibisco. A origem é africana e asiática, sendo que a flor de hibisco utilizada para o preparo do chá possui o nome científico de Hibiscus Sabdariffa. O cálice da flor de Hibisco, quando transformada em chá, tem grandes propriedades antioxidantes, que auxiliam na......
Conheça as doenças de outono!26/03/18 No dia 20 de março, inicia-se o outono. Nos despedimos da estação do sol radiante e do céu azul para adentrar neste período do ano onde as folhas são secas, o céu é nublado e o clima é mais......
Anemia, Causas, Sintomas e Tratamentos!24/01/17 De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS) a anemia é a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, devido à carência de um ou mais nutrientes......

Voltar para (NOTÍCIAS)