Postado em 20 de Julho de 2016 às 16h42

Saiba mais sobre a Infecção Urinária!

Saúde (91)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! A infecção do trato urinário é uma das doenças infecciosas que mais afetam o ser humano, ocorre em todas as populações, com particular impacto nas mulheres, em...

A infecção do trato urinário é uma das doenças infecciosas que mais afetam o ser humano, ocorre em todas as populações, com particular impacto nas mulheres, em todas as idades.

A bactéria gram-negativa Escherichia coli é o uropatógeno mais comum, sendo responsável por 85% das infecções urinárias adquiridas na comunidade.

Os sinais e sintomas associados à infecção urinária incluem polaciúria, urgência miccional, disúria, alteração na coloração e no aspecto da urina, com surgimento de urina turva acompanhada de alterações no sedimento urinário, hematúria e piúria. É comum a ocorrência de dor abdominal mais notadamente em topografia do hipogástrio (projeção da bexiga) e no dorso (projeção dos rins) podendo surgir febre.

A infecção urinária pode ser sintomática ou assintomática, recebendo na ausência de sintomas a denominação de bacteriúria assintomática. Quanto à localização, é classificada como baixa ou alta. A infecção do trato urinário pode comprometer somente o trato urinário baixo, caracterizando o diagnóstico de cistite, ou afetar simultaneamente o trato urinário inferior e o superior, configurando infecção urinária alta, também denominada de pielonefrite.

A escolha da terapia antimicrobiana para a infecção do trato urinário varia de acordo com a apresentação da infecção, hospedeiro e agente. Estratégias envolvendo diferentes esquemas terapêuticos de acordo com grupos específicos de pacientes maximizam os benefícios terapêuticos, além de reduzir os custos, as incidências de efeitos adversos e o surgimento de microrganismos resistentes.

Com o intuito de colaborar no combate a infeção urinária, o cranberry tem o objetivo de auxiliar na redução e tratamento dessa patologia. O mesmo é apontado por estudos como sendo mais potente para inibir a aderência de bactéria do tipo Escherichia coli na mucosa da bexiga.

Portanto, o cranberry pode ser utilizado como agente auxiliar no tratamento e prevenção de doenças sistêmicas contribuindo na melhoria da qualidade de vida, principalmente, do público feminino. 

Fonte: CháMais

Veja também

Por que consumir chás?01/04/16 As baixas temperaturas registradas no inverno fazem com que as pessoas procurem uma maneira de se aquecer e, o consumo de chás, é uma boa opção. O chá é uma das bebidas mais consumidas e mais antigas do mundo, sendo na literatura referido como uma das melhores fontes de compostos fenólicos. Os primeiros relatos de seu uso datam do século 27 a.C., sendo......
Saiba o que fazer para cuidar da pele após os 30 anos19/03/18 A mulher de trinta anos — talvez o livro mais conhecido de Honoré de Balzac — deu origem ao termo “balzaquiana”, que retrata o momento em que as mulheres se tornam mais maduras. Mas além da maturidade emocional, os 30......
Alimentação e qualidade de Vida!24/02/16 Ter uma alimentação saudável é essencial para alcançar uma maior qualidade de vida. O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como......

Voltar para (NOTÍCIAS)