Qual deve ser a idade correta para uma criança iniciar as atividades esportivas? Essa pergunta é feita por muitos pais e educadores.
A Sociedade Brasileira de Pediatria aconselha que elas comecem a prática entre 5 e 7 anos de idade, mas classifica como o mais importante respeitar as vontades e as características de cada criança.
Não adianta forçar um garoto a se tornar um craque de futebol, se o que ele quer praticar é basquete ou vôlei.
A criança deve gostar do que vai fazer, ter habilidade para fazer e as características para se desenvolver, ou não, no esporte que ela for inserida.
“É de consenso mundial que a realização de atividades físicas na infância ajuda a manter o peso ideal, reduzindo índices de obesidade e suas consequências, como diabetes, hipertensão e dislipidemias, por exemplo”, conforme explicação do Dr. José Gabel, secretário do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP).
Mas o doutor também alerta para possíveis exageros: “Pais desejam criar atletas mirins, com agendas sobrecarregadas e sem descanso.
Esse ritmo é prejudicial, resulta em sintomas diversos como criar motivos para não frequentar as aulas, fadiga, cansaço, perda de concentração, alterações no humor, irritabilidade, insônia, dores musculares e articulares, além do grande risco de lesões”, finaliza o Dr. Gabel.
Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de ler as nossas revistas e se nutrir de conhecimento!
Fonte: GreenMe