Estamos vivendo em uma sociedade extremamente agitada onde muitas vezes é trocado o dia pela noite e, consequentemente, uma rotina estressante e ativa acaba afetando um hormônio fundamental para uma boa noite de sono.
Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia e que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quatro em cada dez pessoas não têm um sono de qualidade.
Recentemente a Anvisa liberou a Melatonina para venda nas farmácias e lojas de suplementos alimentares, mas você realmente sabe para que serve e seus efeitos para a saúde?
O que é a Melatonina?
A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso organismo na glândula pineal do cérebro e possui como principal função regular o ciclo circadiano.
Ou seja, esse hormônio estimula o sono no final do dia, mas além disso, a melatonina atua como antioxidante e promove também o bom funcionamento do organismo.
Além disso, a produção desse hormônio só acontece especialmente no fim do dia porque já não existem mais estímulos luminosos e o metabolismo está mais lento.
Por isso, é importante evitar a luminosidade, barulhos e aromas antes de dormir porque podem acelerar o metabolismo e dificultar a produção da melatonina.
Ela só é produzida quando não há luz, sendo um dos principais motivos para evitar telas de computadores e celulares na cama.
Quais os benefícios da melatonina?
Muitas pessoas se perguntam “por que consumir a melatonina em forma de suplemento se o nosso corpo produz naturalmente?”
Isso se deve ao fato desse hormônio também diminuir conforme envelhecemos e em consequência muitos adultos acabam sofrendo com distúrbios de sono.
Por isso, muitas pessoas optam pela suplementação deste hormônio para auxiliar a ter uma noite mais tranquila e reparadora.
Porém, lembre-se que antes do consumo é preciso seguir as orientações de um profissional da saúde.
Bora conhecer outros benefícios da melatonina?
01- Melhora a qualidade do sono
Você já deve ter notado que a melatonina é o hormônio que consequentemente ajuda a combater a insônia e aumenta o tempo total do sono.
02- Poderoso antioxidante
Por ter ação antioxidante a melatonina colabora para o fortalecimento do sistema imune e ajuda a controlar diversas doenças psicológicas relacionadas ao sistema nervoso.
03- Auxilia na melhora da depressão sazonal
O transtorno afetivo sazonal é um tipo de depressão que ocorre no inverno e provoca sintomas como tristeza, sono em excesso, aumento de apetite e dificuldade de concentração.
Esse tipo de transtorno é muito comum em lugares que o inverno é prolongado e isso ocorre pelo fato da diminuição da serotonina e melatonina, ou seja, os hormônios do humor e do sono.
04- Reduz a acidez do estômago
A melatonina pode ser usada para auxiliar no tratamento do refluxo gastroesofágico, pois ela reduz a produção do ácido no estômago e de óxido nítrico (substância que induz o relaxamento do esfíncter do esôfago).
Como devo tomar o hormônio do sono?
A ingestão recomendada pode variar entre 0,3 mg a 0,5 mg de melatonina, o que corresponde a quantidade de hormônio produzido em nosso corpo.
Mas, antes do consumo é extremamente importante seguir as orientações de profissionais habilitados, pois somente eles poderão indicar a quantidade adequada para o seu organismo.
Como a melatonina é o hormônio do sono, sugere-se que faça ingestão do suplemento 30 minutos antes de dormir.
Não é recomendado consumir durante o dia, pois pode desregular o ciclo circadiano, ou seja, pode fazer a pessoa ter muito sono durante o dia e pouco durante a noite
A melatonina não é recomendada para mulheres grávidas, lactantes, crianças e para pessoas que realizam atividades que necessitam de atenção.
Além disso, em dezembro de 2021 a Anvisa liberou a venda de suplementos alimentares compostos por melatonina e a dose máxima é de 0,21mg, que é semelhante à produção natural do organismo.
Assim, o suplemento atua apenas como uma forma de complementação desse hormônio para auxiliar a ter mais qualidade do sono.
A suplementação de melatonina não costuma causar efeitos colaterais e é segura, porém, se for utilizada em grande quantidades não recomendadas podem gerar sintomas, como:
- Pesadelos
- Sonhos vívidos
- Fadiga
- Sono exagerado
- Falta de concentração
- Agravamento da depressão
Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de ler as nossas revistas e se nutrir de conhecimento!