Postado em 22 de Fevereiro às 09h03

Caminhadas de 10 minutos ajudam no combate ao sedentarismo

Saúde (104)Boa Forma (67)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! A prática da atividade física com apenas alguns minutos já pode ter um grande efeito na vida de uma pessoa que sofre com o sedentarismo. A caminhada vai te ajudar a melhorar a sua...

A prática da atividade física com apenas alguns minutos já pode ter um grande efeito na vida de uma pessoa que sofre com o sedentarismo. A caminhada vai te ajudar a melhorar a sua saúde.

A caminhada é uma atividade física que pode ser praticada por várias pessoas, sem grandes contra indicações. De qualquer forma, é importante destacar a importância de pedir orientações médicas antes de iniciar qualquer atividade e, após a liberação, buscar ajuda de profissionais qualificados para seguir com a prática. É importante começar aos poucos e ter constância na rotina de atividades.

Segundo especialistas, caminhadas de 10 minutos já são grandes aliadas no combate ao sedentarismo. Caso o praticante consiga esticar mais um pouco, é interessante estender para 20 minutos de forma que se sinta confortável.

A professora de educação física Fernanda Soma, conta que a caminhada libera a endorfina, que é o hormônio do bem estar e do prazer. “Isso reduz um pouco a ansiedade e a compulsão, principalmente alimentar, é um dos hormônios principais que a caminhada libera. Ela também afasta a depressão, alivia o estresse, aumenta a sensação de bem estar físico e mental, trabalha a oxigenação, diminui a sonolência”, explica a proprietária da academia Soma Fitness.

Outros benefícios apontados pela especialista estão associados a um trabalho cardio respiratório. Melhorando a respiração, as atividades pulmonares, ela facilita o funcionamento das válvulas do coração, ajudando a circulação sanguínea. Além disso, combate a osteoporose, diabetes e derrames.

A caminhada é um ótimo exercício para iniciantes, aqueles que nunca praticaram alguma atividade, ela ainda pode ajudar a estreitar laços familiares. Experimente convidar a sua família para um passeio de alguns minutos e aproveitem para colocar o papo em dia, assim estarão ajudando uns aos outros a serem pessoas mais saudáveis através de um momento agradável.

Em uma pesquisa realizada no ano passado pelo instituto IPSOS, o Brasil figurou o segundo lugar em países mais sedentários do mundo, com 30% da população se enquadrando no quadro de sedentarismo. Um total de 23 países foram analisados nesta pesquisa.

 

fonte: https://lorena.r7.com/post/Caminhadas-de-10-minutos-ajudam-no-combate-ao-sedentarismo

  • Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! -

Veja também

Você tem costume de tomar chimarrão?15/08/16 “Gostaria de saber se é mito ou verdade se tomar chimarrão após as principais refeições ele tira as vitaminas dos alimentos? Ou se ele traz algum benefício.” (Devanir) Devanir, isso é um mito. O tradicional mate, tomado em grupo na forma de chimarrão (principalmente no sul do país) ou como tererê (no sudeste e centro-oeste),......
É melhor correr na esteira ou ao ar livre?!28/01/16 Se você faz parte da turma que deseja se exercitar neste ano, correr é uma alternativa democrática e barata. Mas será que é melhor fazer a atividade ao ar livre, enfrentando vento e chuva, ou se exercitar na esteira, enquanto......
Proteína do leite pode ajudar no combate de Zika e Chikungunya!17/10/16 Pesquisadores observaram uma redução de até 80% das ações virais com o uso da substância. Uma pesquisa recente, realizada por estudiosos do Instituto Evandro Chagas, no Pará, e da Universidade Federal do......

Voltar para (NOTÍCIAS)