Postado em 23 de Setembro de 2016 às 09h31

Como afastar a insônia?

Saúde (84)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! A qualidade e o tempo do sono se encontram diretamente ligados à qualidade de vida das pessoas. Vários benefícios são atribuídos ao sono, como controle de hormônios,...

A qualidade e o tempo do sono se encontram diretamente ligados à qualidade de vida das pessoas. Vários benefícios são atribuídos ao sono, como controle de hormônios, reforço do sistema imune, melhora da memória, entre outros. Devido ao estresse do cotidiano, alguns distúrbios do sono podem surgir, como a insônia, que compromete a qualidade do sono e que deve ser tratada com um especialista para que o problema não se acentue.

Confira algumas dicas:

- Limite o consumo de cafeína durante o dia, pois essa substância possui ação estimulante no sistema nervoso causando ansiedade e agitação em níveis elevados, capaz de influenciar no período da noite.

- Mantenha uma rotina de exercícios regularmente, pois isso auxilia na qualidade do sono. Porém, evite a prática da atividade física perto da hora de dormir, visto que a descarga de adrenalina causada pelo exercício pode provocar insônia.

- Evite alimentos ricos em gorduras e açúcares próximos à hora de dormir, pois eles dificultam a digestão e isso pode prejudicar a qualidade do sono.

- Estabeleça horários para dormir e despertar todos os dias, dessa forma, o corpo cria um hábito e acerta o relógio biológico.

- Evite assistir à televisão e usar aparelhos eletrônicos, como tablets, celulares e computadores antes de dormir, a luz artificial pode provocar interferência no sono.

- Faça atividades relaxantes antes de ir para cama, como ler um livro, ouvir uma música relaxante ou meditar.

- Experimente ingerir chás à base de ervas como camomila e erva-doce, pois apresentam propriedades calmantes, excelentes para proporcionar um sono relaxante.

Fonte: Vitafrux

Veja também

Estudos apontam que pais de meninas tratam filhas de modo diferente19/06/17 Os comportamentos e as atitudes de pais estariam condicionados ao gênero da criança. Um estudo sobre o papel que noções inconscientes de gênero podem ter na criação dos pequenos, feito pela Universidade Emory, nos Estados Unidos, confirmou o que o senso comum já apontava: pais de meninas são mais atentos às suas filhas e atendem mais rapidamente......
Saúde Mental: A nutrição do cerébro!09/10/17 Com o objetivo de promover reflexões sobre os problemas de saúde mental que afetam mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), além de disseminar......
Dicas para uma vida saudável! 30/05/16 - Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Elas são ricas em vitaminas, minerais e fibras. As vitaminas e minerais colaboram na manutenção e no bom funcionamento do organismo. E as fibras regulam o funcionamento......

Voltar para (NOTÍCIAS)