Postado em 23 de Setembro de 2016 às 09h31

Como afastar a insônia?

Saúde (97)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! A qualidade e o tempo do sono se encontram diretamente ligados à qualidade de vida das pessoas. Vários benefícios são atribuídos ao sono, como controle de hormônios,...

A qualidade e o tempo do sono se encontram diretamente ligados à qualidade de vida das pessoas. Vários benefícios são atribuídos ao sono, como controle de hormônios, reforço do sistema imune, melhora da memória, entre outros. Devido ao estresse do cotidiano, alguns distúrbios do sono podem surgir, como a insônia, que compromete a qualidade do sono e que deve ser tratada com um especialista para que o problema não se acentue.

Confira algumas dicas:

- Limite o consumo de cafeína durante o dia, pois essa substância possui ação estimulante no sistema nervoso causando ansiedade e agitação em níveis elevados, capaz de influenciar no período da noite.

- Mantenha uma rotina de exercícios regularmente, pois isso auxilia na qualidade do sono. Porém, evite a prática da atividade física perto da hora de dormir, visto que a descarga de adrenalina causada pelo exercício pode provocar insônia.

- Evite alimentos ricos em gorduras e açúcares próximos à hora de dormir, pois eles dificultam a digestão e isso pode prejudicar a qualidade do sono.

- Estabeleça horários para dormir e despertar todos os dias, dessa forma, o corpo cria um hábito e acerta o relógio biológico.

- Evite assistir à televisão e usar aparelhos eletrônicos, como tablets, celulares e computadores antes de dormir, a luz artificial pode provocar interferência no sono.

- Faça atividades relaxantes antes de ir para cama, como ler um livro, ouvir uma música relaxante ou meditar.

- Experimente ingerir chás à base de ervas como camomila e erva-doce, pois apresentam propriedades calmantes, excelentes para proporcionar um sono relaxante.

Fonte: Vitafrux

Veja também

Riscos de consumir álcool na gravidez04/06/18 Estudo aponta escassez de evidências sobre possíveis danos fetais causados pelo baixo consumo de álcool por mulheres grávidas. Especialistas chamam a atenção para falta de pesquisas sobre o assunto. Ao mesmo tempo que há uma grande conscientização sobre a chamada síndrome do alcoolismo fetal – danos fetais em caso de ingestão de......
Benefícios do Betacaroteno23/02/16 O betacaroteno constitui um pigmento natural e o mais abundante do grupo dos carotenóides, presente nos alimentos. É encontrado, especialmente, em vegetais e frutas de cor amarelo-alaranjada e em vegetais folhosos de cor verde-escura. Nestes, a......
Fuja das doenças no Inverno!17/06/17 Em diversas partes do País o friozinho já chegou e o inverno está perto de começar, no próximo dia 21. Junto com as temperaturas mais frias chegam alguns problemas de saúde, normalmente relacionados à alergias......

Voltar para (NOTÍCIAS)