Setembro amarelo é uma campanha que ocorre todo ano no mês de setembro dedicado à prevenção do suicídio.
Essa campanha iniciou em 2015 e tem como objetivo ajudar a conscientizar as pessoas sobre o suicídio e como evitá-lo.
Apesar da campanha acontecer do dia 01 ao dia 30 de setembro, é no dia 10 que é lembrado o dia mundial de prevenção do suicídio.
Esse mês é representado pela cor amarela e a campanha conta com debates sobre o tema. São organizadas caminhadas e locais decorados para lembrar as pessoas que é sempre importante procurar ajuda e que ninguém está só nessa luta.
É importante salientar que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil. Isso é muito mais do que doenças como a AIDS e o câncer matam.
Sabemos que esse assunto é delicado e difícil de conversar e até mesmo comentar, mas precisamos mostrar para as pessoas que é possível ter um ambiente de acolhecimento, que suicídio não é a melhor escolha e existem pessoas especializadas para auxiliar a todo momento.
Como esse assunto envolve tabus, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento que as mesmas são identificadas.
A maioria das situações que levam a esse fim podem surgir de quadros de depressão, como também o uso de drogas.
O slogan da campanha é “Falar é a melhor solução” e os organizadores acreditam que conscientizando as pessoas é possível prevenir 9 em cada 10 situações de atos suicidas.
Qual a origem do Setembro Amarelo?
O setembro amarelo começou nos EUA, quando um jovem chamado de Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio em 1994.
Mike era um jovem habilidoso que restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo, e por conta disso o veículo ficou conhecido como “Mustang Mike”.
É importante toda família ficar atenta e cuidar até os mínimos detalhes, pois a depressão é uma doença difícil de ser perceptível e fácil de esconder.
A família de Mike e seus amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar a sua morte.
No dia do seu velório, muitas pessoas fizeram cestas com cartões dourados e fitas amarelas e dentro deles havia uma mensagem: “Se você precisar de ajuda, peça ajuda”.
Para o ano de 2022, o lema utilizado para setembro amarelo é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações estão sendo desenvolvidas.
Essa iniciativa foi o início do movimento mais importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio.
Em consequência dessa triste história, foi a cor amarela foi escolhida como símbolo da luta contra o suicídio.
Caso você esteja passando pela mesma situação em que Mike estava, que sente que ninguém te entende, que as pessoas não te escutarão e que os problemas não tem soluções, lembre-se que você não está sozinho, que sua vida importa e existem pessoas especializadas e preocupadas com sua vida.
BUSQUE AJUDA
Se você já pensou em suicídio ou pensou que sua vida não importa, busque ajuda!
Se você estiver passando por uma crise é preciso buscar ajuda. O ideal é fazer um acompanhamento psicológico e buscar apoio da família ou amigos.
Para isso, é importante que você consiga falar sobre o que sente.
Se você estiver com sérios problemas e chegar a considerar o suicídio, procure ajuda entrando em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV)
Esse é um projeto que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio.
Você pode contatá-los através do telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana, eles atendem de forma voluntária e gratuita todos que precisam conversar e o serviço é totalmente sigiloso.
Confira mais informações através do site da CVV (www.cvv.org.br.)