Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os problemas de saúde que mais afetam as mulheres atualmente são as doenças cardíacas, seguidas pelas infecções respiratórias, como pneumonia e bronquite; e pela doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
O câncer de mama, que muitas vezes é lembrado como o maior vilão da saúde da mulher, aparece em 10º lugar na lista das doenças da mulher, atrás de problemas como diabetes, hipertensão e complicações por parto prematuro.
“Ainda existe um aspecto cultural muito forte nas famílias em que as mulheres cuidam da saúde dos seus filhos e dos maridos e muitas vezes esquecem de si mesmas”, observa a cardiologista e responsável pelo Centro de Acompanhamento da Saúde e Check-up do Hospital Sírio-Libanês, a dra. Danielli Haddad Syllos Dezen.
Apesar da maioria das mulheres terem um ginecologista como seu clínico geral, as doenças que mais afetam a população feminina, conforme mostram os dados da OMS, envolvem também outras áreas da medicina.
5 dicas para a saúde da mulher
1) Crie um tempo para você
Dedique parte do seu dia para fazer o que gosta. Procure práticas de autoconhecimento, como a meditação.
2) Busque um estilo de vida saudável
Alimente-se bem, evitando comidas gordurosas e álcool. Pratique atividade física e não fume.
3) Procure dormir bem
Recomenda-se dormir entre 7 a 8 horas ininterruptas diariamente.
Horas a mais ou a menos podem afetar a memória, o aprendizado, a criatividade, a produtividade e a estabilidade emocional.
4) Atenção com as doenças cardiovasculares
A doença cardíaca isquêmica e o infarto estão entre as principais causas de mortalidade das mulheres.
Procure um cardiologista e saiba como se proteger dessas doenças.
5) Faça avaliações periódicas de saúde regularmente
Tenha um médico que a ajude a acompanhar sua saúde ao longo da vida. Principalmente após os 50 anos de idade, exames preventivos passam a ser necessários de forma mais frequente.
Além das doenças cardiológicas, é preciso saber também como anda sua saúde ginecológica, óssea, neurológica, entre outras.
Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de ler as nossas revistas e se nutrir de conhecimento!
Fonte: Hospital Sirio Libanes