A saúde da mulher vai além dos cuidados ginecológicos!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os problemas de saúde que mais afetam as mulheres atualmente são as doenças cardíacas, seguidas pelas infecções respiratórias, como pneumonia e bronquite; e pela doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

O câncer de mama, que muitas vezes é lembrado como o maior vilão da saúde da mulher, aparece em 10º lugar na lista das doenças da mulher, atrás de problemas como diabetes, hipertensão e complicações por parto prematuro.

“Ainda existe um aspecto cultural muito forte nas famílias em que as mulheres cuidam da saúde dos seus filhos e dos maridos e muitas vezes esquecem de si mesmas”, observa a cardiologista e responsável pelo Centro de Acompanhamento da Saúde e Check-up do Hospital Sírio-Libanês, a dra. Danielli Haddad Syllos Dezen.

Apesar da maioria das mulheres terem um ginecologista como seu clínico geral, as doenças que mais afetam a população feminina, conforme mostram os dados da OMS, envolvem também outras áreas da medicina.

5 dicas para a saúde da mulher

1) Crie um tempo para você

Dedique parte do seu dia para fazer o que gosta. Procure práticas de autoconhecimento, como a meditação.

2) Busque um estilo de vida saudável

Alimente-se bem, evitando comidas gordurosas e álcool. Pratique atividade física e não fume.

3) Procure dormir bem

Recomenda-se dormir entre 7 a 8 horas ininterruptas diariamente.

Horas a mais ou a menos podem afetar a memória, o aprendizado, a criatividade, a produtividade e a estabilidade emocional.

4) Atenção com as doenças cardiovasculares

A doença cardíaca isquêmica e o infarto estão entre as principais causas de mortalidade das mulheres.

Procure um cardiologista e saiba como se proteger dessas doenças.

5) Faça avaliações periódicas de saúde regularmente

Tenha um médico que a ajude a acompanhar sua saúde ao longo da vida. Principalmente após os 50 anos de idade, exames preventivos passam a ser necessários de forma mais frequente.

Além das doenças cardiológicas, é preciso saber também como anda sua saúde ginecológica, óssea, neurológica, entre outras.

Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de ler as nossas revistas e se nutrir de conhecimento!

Fonte: Hospital Sirio Libanes