Estamos em novembro, mês marcado pela prevenção do câncer de próstata e a importância da saúde masculina.
Essa doença é a mais incidente entre os homens (excluindo-se o câncer de pele não melanoma) e o segundo que mais mata, ficando atrás do câncer de pulmão.
Os altos índices da doença se devem também ao fato de que, culturalmente, os homens se preocupam menos com a saúde e cuidados preventivos. Diante disso, o diagnóstico precoce fica comprometido.
É por isso que a campanha Novembro Azul foi desenvolvida, para quebrar tabus que os homens ainda tem referente aos exames preventivos, bem como incentivar o cuidado com a própria saúde.
Hábitos saudáveis
Sabemos que manter hábitos de vida saudáveis é um ponto indispensável para manter a saúde de qualquer pessoa em dia.
Entretanto, quando se trata do público masculino, é perceptível a baixa adesão aos cuidados necessários para uma vida equilibrada e saudável.
Além de pontos que não podemos mudar, como hereditariedade e genética, a condição física e mental de qualquer pessoa também é influenciada por escolhas diárias.
Diante disso, adotar práticas preventivas no dia a dia precisa estar entre as prioridades de qualquer pessoa.
Importância da saúde do homem
Os homens vivem em média 7,1 anos menos do que as mulheres, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Essa é uma realidade preocupante para quem integra esse grupo.
Isso se deve também ao fato da maioria dos homens ainda negligenciam sua saúde, adotando hábitos de vida pouco saudáveis e a não realização de consultas e exames preventivos, que poderiam evitar ou diagnosticar doenças precocemente.
Segundo o médico de família e comunidade, Dr. Felipe Lima Magalhães, esses hábitos dos homens refletem também em patologias que atingem mais esse público.
Por exemplo, os homens apresentam maiores problemas causados por doenças cardiovasculares, mais um ponto que contribui para uma expectativa de vida menor quando comparada à das mulheres.
Como forma de tentar conscientizar cada vez mais os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde, em 2009 o Ministério da Saúde implementou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.
Um dos principais objetivos dessa política pública é promover ações de saúde que contribuam para a compreensão da realidade dos homens e oferecer um melhor acolhimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
É fundamental e de extrema importância que os homens se conscientizem sobre a importância de cuidar de si mesmos.
Culturalmente os homens são vistos como mais fortes e resistentes, os protetores, e, sendo assim, demoram mais para buscar atendimento médico.
Por conta disso, muitos descobrem doenças em estágio avançado. Sendo assim, os papéis sociais esperados e performados pelos homens afetam sua saúde.
Prevenção para uma vida mais saudável
Diversos fatores devem ser levados em consideração no momento de montar um plano de cuidados preventivos para a saúde do homem.
Dois pontos importantes que precisam ser analisados são a genética e o estilo de vida.
O plano de cuidados preventivos deve envolver consultas médicas regulares, realização de exames e, principalmente, o comprometimento do paciente, pois a sua saúde também depende das ações que ele executa no dia a dia, como manter uma rotina de exercícios, uma alimentação equilibrada e consumir álcool moderadamente quando consumir.
Os exames devem fazer parte da rotina dos homens pois a identificação precoce de diversas doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz e de cura.
É preciso ficar atento aos sinais que o corpo envia, o cuidado precisa ser diário.
Diminuir o consumo de alimentos gordurosos e ultraprocessados é um ponto fundamental. Uma vida mais longa e saudável depende que o homem evite esses comportamentos de risco.
Cuidados essenciais para manter a saúde em dia
Os bons hábitos recomendados por médicos e demais profissionais da saúde são benéficos para qualquer pessoa.
Entretanto, os estudos mostram que atenção com a saúde e bem-estar é muito maior entre as mulheres. Inclusive, na maioria das vezes elas assumem o papel de cuidar da saúde de toda a família e buscam atendimento especializado quando preciso.
É por isso que hoje queremos falar especialmente com os homens, com o intuito de conscientizar esse público sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde.
Confira quatro cuidados essenciais que vão garantir uma rotina mais saudável e balanceada e vão impactar positivamente na saúde dos homens.
Alimentação balanceada
É de extrema importância adotar uma dieta variada, rica em frutas e verduras, garantindo o aporte necessário de nutrientes que o organismo precisa.
Consumir alimentos com menos gordura também favorece o funcionamento adequado do organismo, pois evita processos inflamatórios e problemas relacionados ao acúmulo de tecido adiposo.
Além de garantir toda a energia necessária para o corpo por meio de alimentos saudáveis, também é de extrema importância ingerir bastante água ao longo do dia, mantendo o corpo hidratado.
Prática de exercícios
Há diversas formas de incluir a atividade física na rotina, sendo que o mais indicado é buscar algo que você goste de praticar e faça você se sentir bem.
Isso vai garantir que você inclua o exercício em sua rotina de forma leve, sem ser algo que você irá fazer por obrigação.
Importante que, antes de iniciar uma atividade física, especialmente as mais intensas, você busque ajuda de um profissional da área, para evitar lesões e também que isso prejudique a saúde ao invés de ajudar.
A prática frequente de exercícios físicos favorece a liberação de hormônios como a endorfina, que está associada à alegria e ao bom humor.
Moderação no consumo de substância prejudiciais
Nessa lista entram o cigarro, álcool, alimentos industrializados e produtos compostos por substâncias prejudiciais.
Além disso, algumas substâncias causam dependência e viram vícios que passam a ser cada vez mais difíceis de largar, causando muitos danos à saúde.
Outro ponto que os homens têm mais dificuldade é sobre expressar seus sentimentos, o que pode afetar sua saúde mental e, em alguns casos, fazer com que eles desenvolvam até transtornos como ansiedade e depressão.
Vale reforçar que é de extrema importância procurar auxílio psicológico caso comece a apresentar sintomas de estresse, depressão e ansiedade.
Quando esses problemas não recebem o suporte necessário prejudicam a saúde mental e podem contribuir para o aumento de mortes por suicídio, acidentes e brigas.
Diagnóstico precoce de doenças
Isso pode ser obtido quando se mantém uma rotina de exames e consultas médicas periódicas.
Independente de apresentar ou não sintomas, é importante consultar um médico pelo menos uma vez ao ano para realizar os exames de rotina.
Manter esse hábito pode garantir que doenças sejam diagnosticadas ainda na fase inicial, o que, na maioria dos casos, garante um tratamento mais eficaz e a cura, em grande parte dos casos.
Transformando consciência em ação
Para o primeiro passo é preciso ter consciência sobre a própria saúde e a importância da prevenção. Mas, não basta apenas refletir e se dar conta disso, é preciso entender a importância do autocuidado e saber o que fazer para ter bons resultados.
Durante esse processo o profissional da saúde ganha destaque no momento de auxiliar e direcionar as orientações.
É preciso que o acolhimento seja empático para que o homem se sinta à vontade para compartilhar sua história e que torne a ida ao médico um hábito.
Diante disso, a manutenção da saúde do homem depende do interesse do público masculino e também do apoio de familiares e das equipes de referência e acolhimento na saúde.
É necessário que os homens recebam as orientações adequadas de forma segura. Esse atendimento mais humanizado e parceria fazem a diferença na conquista de bons hábitos que irão garantir mais saúde e qualidade de vida.
Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de ler as nossas revistas e se nutrir de conhecimento!