Anemia: causas, sintomas e tratamentos

De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS) a anemia é a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, devido à carência de um ou mais nutrientes essenciais à saúde.

A anemia é causada por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Mas, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é mais comum que as demais. 

O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

As crianças, gestantes, mulheres que estão amamentando, meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são as mais afetadas pela anemia. 

Porém, homens adolescentes, adultos e idosos também podem ter anemia.

Uma das causas da anemia é o baixo consumo de alimentos fontes de ferro. 

A anemia também é causada pela pouca produção de hemácias pela medula óssea, elevada destruição de hemácias pelo corpo e perda de hemácias e ferro por meio de sangramentos.

Em gestantes, a anemia pode ser causada pelas baixas reservas de ferro antes de engravidar e a grande necessidade do mineral em função da formação dos tecidos maternos e fetais.

As hemácias são as responsáveis por transportar o oxigênio pelo sangue a todo o corpo, a falta delas leva aos sintomas de uma oxigenação deficiente dos tecidos. 

O principal sintoma da anemia é o cansaço e a palidez cutânea.

Além deles, outros sintomas da anemia são palpitações, falta de ar, dor no peito, sonolência, tonturas e hipotensão. 

Nos idosos pode haver algum grau de perda da atenção e dificuldades no raciocínio.

Um jeito simples de identificar a anemia é olhar a membrana que recobre o olho e a região de dentro da pálpebra. 

Em pessoas normais ela é bem vermelha, já em anêmicos ela é quase da cor da pele.

O ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal. No entanto, é o ferro de origem animal o melhor aproveitado pelo organismo.

São fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outros miúdos como rim e coração, carnes de aves e de peixes e mariscos crus.

Entre os alimentos de origem vegetal, as melhores fontes de ferro são os folhosos verde-escuros como agrião, couve, cheiro-verde, as leguminosas como feijões, fava, grão-de-bico, ervilha e lentilha, grãos integrais ou enriquecidos, nozes e castanhas, melado de cana, rapadura e açúcar mascavo. 

Também há os alimentos enriquecidos com ferro como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros.

Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de ler as nossas revistas e se nutrir de conhecimento!  

Fonte: Boa Forma

Compartilhe esse post!

Related Posts