Postado em 24 de Janeiro às 08h03

Anemia, Causas, Sintomas e Tratamentos!

Saúde (70)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS) a anemia é a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, devido...

De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS) a anemia é a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, devido à carência de um ou mais nutrientes essenciais à saúde.

A anemia é causada por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Mas, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é mais comum que as demais. O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

As crianças, gestantes, mulheres que estão amamentando, meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são as mais afetadas pela anemia. Porém, homens adolescentes, adultos e idosos também podem ter anemia.

Uma das causas da anemia é o baixo consumo de alimentos fontes de ferro. A anemia também é causada pela pouca produção de hemácias pela medula óssea, elevada destruição de hemácias pelo corpo e perda de hemácias e ferro por meio de sangramentos.

Em gestantes, a anemia pode ser causada pelas baixas reservas de ferro antes de engravidar e a grande necessidade do mineral em função da formação dos tecidos maternos e fetais.

As hemácias são as responsáveis por transportar o oxigênio pelo sangue a todo o corpo, a falta delas leva aos sintomas de uma oxigenação deficiente dos tecidos. O principal sintoma da anemia é o cansaço e a palidez cutânea.

Além deles, outros sintomas da anemia são palpitações, falta de ar, dor no peito, sonolência, tonturas e hipotensão. Nos idosos pode haver algum grau de perda da atenção e dificuldades no raciocínio.

Um jeito simples de identificar a anemia é olhar a membrana que recobre o olho e a região de dentro da pálpebra. Em pessoas normais ela é bem vermelha, já em anêmicos ela é quase da cor da pele.

O ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal. No entanto, é o ferro de origem animal o melhor aproveitado pelo organismo.

São fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outros miúdos como rim e coração, carnes de aves e de peixes e mariscos crus.

Entre os alimentos de origem vegetal, as melhores fontes de ferro são os folhosos verde-escuros como agrião, couve, cheiro-verde, as leguminosas como feijões, fava, grão-de-bico, ervilha e lentilha, grãos integrais ou enriquecidos, nozes e castanhas, melado de cana, rapadura e açúcar mascavo. Também há os alimentos enriquecidos com ferro como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros.

Fonte: Boa Forma

Veja também

Os riscos da Obesidade Infantil11/10 A obesidade, caracterizada pelo acúmulo de tecido gorduroso, regionalizado ou em todo o corpo, é uma doença crônica, complexa e de etiologia multifatorial. A obesidade tornou-se uma pandemia, com mais de um bilhão de pessoas afetadas em todo o mundo. Ao longo dos últimos 30 anos, triplicou a prevalência de crianças com sobrepeso, definidas como aquelas que......
Qual a diferença entre um produto Diet e um Light?12/08/16 Cuidado para não levar gato por lebre. No mercado de alimentos atualmente há uma grande proliferação de produtos diet e light, que são palavras inglesas que significam dietético e leve, respectivamente. A......
Confira 7 dicas para uma Páscoa Saudável!11/04 Páscoa sem culpa! Sim, é possível se render ao chocolate no próximo domingo. Mas calma! Também não precisa comer uma caixa de bombom sozinha ou devorar um ovo mega calórico em cinco minutos. Uma......

Voltar para (NOTÍCIAS)