Postado em 11 de Novembro de 2019 às 16h18

Saiba porque você está tendo cãibras

Boa Forma (64)

Aparecem de repente, nos fazem perder o controle e não nos deixam fazer mais nada durante aqueles segundos, muitas vezes minutos. As cãibras podem estar relacionadas com a fadiga muscular ou, as vezes, com a perda excessiva de fluídos e de sódio.

Na sobrecarga, por haver uma grande acumulação de ácido láctico faz com que o músculo perca a sua capacidade de contrair e alongar de forma momentânea. Com isso, há uma parada desse movimento através de uma contração involuntária.

Em outras situações, pode haver uma correlação direta com a desidratação e o déficit da concentração de sais minerais no corpo, como cálcio, magnésio, potássio e sódio.

Durante o exercício há um desgaste maior a nível muscular, já que há uma grande perda de sódio pelo suor. No entanto, existem outros tipos também que temos cãibras, mesmo não tendo sido realizado exercício. Isto acontece porque esses minerais não estão sendo repostos através da alimentação e da hidratação.

Se o problema for fadiga muscular, a prática de alongamentos são uma ótima solução. Para ajudar, junte uma massagem na zona afetada. Para quem tem perda de fluídos e sódio, a prevenção está em uma alimentação equilibrada. Além disso, deve-se manter sempre hidratado, principalmente uma hora antes da prova ou do treino. Para repor os níveis de minerais e sódio há diversos tipos de gel e bebidas isotónicas que ajudam a evitar estas dores.

Fonte: NIT

Veja também

Ágar-ágar ajuda no emagrecimento e substitui a gelatina em receitas24/08/17 De origem vegetal, o ágar garante às preparações boa consistência, além de ser saudável e ajudar no emagrecimento. Também conhecido simplesmente como ágar ou agarose, ágar-ágar é um composto gelatinoso extraído de diferentes algas marinhas vermelhas. Acredita-se que seu uso seja antigo e que ele tinha sido descoberto no......
4 motivos para começar a treinar em casa!25/08/17 A maioria das pessoas tem uma rotina bem cansativa, algumas chegam a passar mais de 8 horas fora de casa, com trabalho, faculdade, buscando os filhos no colégio etc. O tempo que sobra é dedicado para curtir a família, praticar algum hobby......

Voltar para (NOTÍCIAS)