Postado em 11 de Novembro às 16h18

Saiba porque você está tendo cãibras

Boa Forma (64)

Aparecem de repente, nos fazem perder o controle e não nos deixam fazer mais nada durante aqueles segundos, muitas vezes minutos. As cãibras podem estar relacionadas com a fadiga muscular ou, as vezes, com a perda excessiva de fluídos e de sódio.

Na sobrecarga, por haver uma grande acumulação de ácido láctico faz com que o músculo perca a sua capacidade de contrair e alongar de forma momentânea. Com isso, há uma parada desse movimento através de uma contração involuntária.

Em outras situações, pode haver uma correlação direta com a desidratação e o déficit da concentração de sais minerais no corpo, como cálcio, magnésio, potássio e sódio.

Durante o exercício há um desgaste maior a nível muscular, já que há uma grande perda de sódio pelo suor. No entanto, existem outros tipos também que temos cãibras, mesmo não tendo sido realizado exercício. Isto acontece porque esses minerais não estão sendo repostos através da alimentação e da hidratação.

Se o problema for fadiga muscular, a prática de alongamentos são uma ótima solução. Para ajudar, junte uma massagem na zona afetada. Para quem tem perda de fluídos e sódio, a prevenção está em uma alimentação equilibrada. Além disso, deve-se manter sempre hidratado, principalmente uma hora antes da prova ou do treino. Para repor os níveis de minerais e sódio há diversos tipos de gel e bebidas isotónicas que ajudam a evitar estas dores.

Fonte: NIT

Veja também

É melhor correr na esteira ou ao ar livre?!28/01/16 Se você faz parte da turma que deseja se exercitar neste ano, correr é uma alternativa democrática e barata. Mas será que é melhor fazer a atividade ao ar livre, enfrentando vento e chuva, ou se exercitar na esteira, enquanto admira seu reflexo em um espelho gigante? A maioria dos corredores acredita que é mais fácil correr na esteira do que ao ar livre. Conheça......
Sucesso total no I Congresso Norte/Nordeste!16/05/16 A CháMais foi destaque e marcou presença no I Congresso Norte Nordeste de Nutrição Clínica e Esportiva Funcional. O evento aconteceu de 12 a 14 de maio no Oásis Atlântico em Fortaleza (Ceará).......

Voltar para (NOTÍCIAS)