Postado em 11 de Novembro de 2019 às 16h18

Saiba porque você está tendo cãibras

Boa Forma (64)

Aparecem de repente, nos fazem perder o controle e não nos deixam fazer mais nada durante aqueles segundos, muitas vezes minutos. As cãibras podem estar relacionadas com a fadiga muscular ou, as vezes, com a perda excessiva de fluídos e de sódio.

Na sobrecarga, por haver uma grande acumulação de ácido láctico faz com que o músculo perca a sua capacidade de contrair e alongar de forma momentânea. Com isso, há uma parada desse movimento através de uma contração involuntária.

Em outras situações, pode haver uma correlação direta com a desidratação e o déficit da concentração de sais minerais no corpo, como cálcio, magnésio, potássio e sódio.

Durante o exercício há um desgaste maior a nível muscular, já que há uma grande perda de sódio pelo suor. No entanto, existem outros tipos também que temos cãibras, mesmo não tendo sido realizado exercício. Isto acontece porque esses minerais não estão sendo repostos através da alimentação e da hidratação.

Se o problema for fadiga muscular, a prática de alongamentos são uma ótima solução. Para ajudar, junte uma massagem na zona afetada. Para quem tem perda de fluídos e sódio, a prevenção está em uma alimentação equilibrada. Além disso, deve-se manter sempre hidratado, principalmente uma hora antes da prova ou do treino. Para repor os níveis de minerais e sódio há diversos tipos de gel e bebidas isotónicas que ajudam a evitar estas dores.

Fonte: NIT

Veja também

Conheça o chá ideal para você!24/07/19 SINTA A LEVEZA DE DIAS SAUDÁVEIS E NOITES TRANQUILAS. Completamente natural e delicioso Leveza30 quer te ajudar a se sentir leve o dia to?do com duas formulações especiais! Para começar seu dia, uma xícara de Leveza30 Dia que tem propriedades diuréticas e termogênicas e vai ajudar você a ter mais energia, acelerar seu metabolismo, eliminar toxinas e......
Qual a idade ideal para as crianças começarem a fazer esportes?11/06/18 Qual deve ser a idade correta para uma criança iniciar as atividades esportivas? Essa pergunta é feita por muitos pais e educadores. A Sociedade Brasileira de Pediatria aconselha que elas comecem a prática entre 5 e 7 anos de......
1 hora de movimento contrasta 8 horas de sedentarismo10/12/18 Qualquer pessoa que passe 8 horas sentado por dia, seja por motivo de trabalho ou de estudo, deve tomar medidas para preservar a sua saúde. Devemos fazer pelo menos uma hora de atividade física ao dia para diminuir as consequências de um......

Voltar para (NOTÍCIAS)