Fruta engorda? Mitos, verdades e dicas que você só encontra aqui!

Sempre aquele dilema: “será que fruta engorda ou não?”. Você já se fez essa pergunta? Acreditamos que a maioria das pessoas já se questionaram sobre isso. Por isso, hoje queremos dar atenção a esse assunto. Afinal, você merece saborear a sua fruta favorita sem peso na consciência, não é mesmo?! 

Sim, as frutas são ricas em carboidratos e por conta disso passaram de aliadas da saúde para sabotadoras de regimes. Mas, espera aí que as coisas não são bem assim. 

De tempos em tempos aparecem nas mídias ou nos deparamos com informações de que determinado alimento é vilão das dietas e o seu consumo passa a ser restrito entre as pessoas. 

Essa história já aconteceu com pão, salmão e, por incrível que pareça, até as frutas sofrem com esse problema. 

Sabemos que frutas devem fazer parte de uma dieta, mas nunca de maneira demasiada e sim controlada. Isso porque, tudo que consumido em excesso faz mal. 

Mas, espera aí que a gente vai trazer mitos, verdades e até algumas dicas para não se preocupar. Partiu? 

História

Há muitos e muitos anos as frutas eram utilizadas pelo homem como fonte de carboidrato de rápida digestão e essa propriedade acabou sendo essencial para a sobrevivência humana em uma época que as calorias eram escassas e nunca se sabia qual seria o horário para a próxima refeição. 

Aproximadamente cada 100 gramas de frutas contém cerca de 70 calorias e apesar disso elas sempre foram uma ótima opção para repor as energias sem precisar esperar muito tempo pela digestão, bem ao contrário do que acontece com as proteínas que demoram horas para serem processadas em nosso organismo. 

Mas, não é só de carboidrato que uma fruta é constituída, ela também contém diversos nutrientes essenciais para a saúde, como as vitaminas, minerais e antioxidantes. 

Os nutrientes mais comuns encontrados nas frutas são: vitamina A, C, do complexo B, potássio, cálcio e ferro. Além disso, também encontramos fibras, proteínas, flavonóides, fitoquímicos, gorduras saudáveis e nadinha de colesterol. 

Quase uma refeição completa de tudo que precisamos ingerir no dia a dia, não é mesmo?! 

Benefícios das frutas

Sabe aquela vontade de doce no final da tarde? Ou aquela fome que dá vontade de comer tudo pela frente e sempre evitamos isso ingerindo alguma fruta?

Então, deixa eu te contar que essas belezinhas não servem apenas para matar a fome. Isso porque, o consumo de pelo menos duas porções de frutas ao dia pode trazer diversos benefícios à saúde, como:

  • Melhora o funcionamento intestinal 
  • Previne doenças
  • Combate radicais livres 
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Reduz as taxas de colesterol ruim 
  • Excelente fonte de energia 

Mas quais os mitos e verdades que sondam as frutas? 

Você já deve ter percebido que as frutas são essenciais para a nossa dieta e indispensáveis para a saúde e, por isso, ainda vamos tirar mais algumas dúvidas para você ficar despreocupado na hora de comer e até mesmo quando preparar a alimentação do seu filho. 

  • Afinal, as frutas engordam? 

MITO

As frutas não engordam, assim como não existe um único alimento que faça alguém engordar. 

Como mencionamos, tudo que é consumido em excesso faz mal e colabora para o ganho de peso. 

Para você entender melhor, o que nos faz engordar é a quantidade consumida, ou seja, se você consome mais calorias do que seu metabolismo necessita, acarretará em superávit de energia que fará você engordar e se acumulará em forma de gordura em seu corpo. 

  • As calorias são todas iguais? 

MITO

Tecnicamente sim, mas na prática isso é um pouco diferente porque cada alimento contém uma composição de nutrientes diferentes um dos outros, ou seja, se você consumir 100 calorias oriundas de uma fruta não exercerão o mesmo impacto de glicemia que 100 calorias de um doce, por exemplo. 

Isso porque, as frutas contêm fibras que retardam a absorção de glicose e impedem um pico de açúcar no sangue e o doce já acontece ao contrário, pois é açúcar puro que é rapidamente metabolizado pelo sistema digestivo. 

Então, podemos observar que por mais que tenhamos ingerido a mesma quantidade de calorias, o impacto da glicemia no organismo não é o mesmo, e isso ocorre por conta da frutose e é exatamente aí que uma fruta pode interferir na dieta. 

Mas não se preocupe, pois diferente das calorias de outros alimentos, o açúcar das frutas não tem o mesmo efeito negativo que o açúcar puro. 

  • Frutas abrem o apetite? 

VERDADE

Algumas frutas podem abrir o apetite, porque o açúcar contido nelas, conhecido como frutose, é um tipo de carboidrato simples que se juntar com a glicose forma a sacarose.

Para ser utilizada como fonte de energia, a frutose necessita da ação da insulina, ou seja, quanto mais açúcar na circulação, maior será a liberação de insulina pelo pâncreas. 

Mas, existe um problema aí. Esse efeito pode causar resistência à leptina que é o hormônio responsável pelo sinal de saciedade. 

  • Em uma dieta as frutas devem ser evitadas? 

MITO 

Você deve estar preocupado, pois falamos que as frutas contêm açúcar, mas não se preocupe, porque em compensação as mesmas contêm muitas fibras que retardam a absorção da frutose e minimizam os efeitos do açúcar na corrente sanguínea. 

É claro que algumas frutas acabam tendo mais impacto do que outras, por isso, quem está tentando emagrecer deve optar por frutas com baixo índice glicêmico. 

  • Suco é melhor que comer a própria fruta? 

MITO

Sem as fibras, o suco nada mais é que açúcar puro e por conta disso, sempre é recomendado que o suco não seja coado.

Mas, além disso, não faz sentido espremer uma fruta e descartar as suas fibras. Afinal, um copo de suco de laranja tem o mesmo efeito na glicemia que um copo de refrigerante. 

Ou seja, o suco pode engordar mais fácil e não é tão benéfico quanto consumir uma fruta inteira. 

  • As frutas podem ajudar a emagrecer? 

VERDADE

Como em qualquer dieta, sempre é recomendado ingerir frutas, e sabe por quê? 

Por conter fibras, elas absorvem água e aumentam o bolo alimentar trazendo mais saciedade e auxiliando na eliminação de toxinas. 

Além disso, os diversos fitonutrientes das frutas também colaboram com o processo, uma vez que minimizam o estresse oxidativo e reduzem as inflamações. 

As frutas também são inseridas em uma dieta como uma opção menos calórica e mais saudável do que a ingestão de outros doces e guloseimas. 

  • Frutas secas são menos calóricas? 

MITO

As frutas secas são muito mais calóricas, porque são basicamente frutose concentrada. Apesar de ainda apresentarem um bom teor de fibras, as frutas secas não trazem mais saciedade que frutas frescas porque ocupam menos espaço no estômago. 

  • Posso consumir fruta à vontade? 

MITO 

Por mais que as frutas sejam opções mais saudáveis e que fazem bem ao nosso organismo devido a sua vasta lista de propriedades, não é recomendado o consumo em excesso. Afinal, o excesso de frutose pode ser prejudicial ao nosso organismo. 

Quais as dicas que o Dr. bem-estar recomenda? 

Se você está com medo de consumir frutas por talvez elas terem alterações em seu apetite, opte por consumir frutas com baixo índice glicêmico, como o morango, cereja, abacate, framboesa e mirtilos. 

Sempre é importante comer com moderação abacaxi, uva, banana e manga, porque as mesmas contém alto teor de frutose. 

Se você deseja reduzir os efeitos da frutose na glicemia, você pode experimentar acrescentar a fruta com outra fonte de fibra, como a farinha de linhaça e sementes de chia. 

Sabemos que boa parte dos nutrientes das frutas são encontrados nas casas, por isso, evite descascá-las. Mas, também sabemos que é ali que se concentra resíduos de agrotóxicos, por isso, sempre é importante optar por frutas orgânicas. 

Complementando os conhecimentos adquiridos sobre as frutas, temos um artigo em nosso blog que fala sobre”Alimentos para te dar energia no fim de semana” clique aqui para saber mais. 

E aí, você sabia tudo isso sobre as frutas? Você também pode conhecer muito mais do mundo saudável através do nosso blog. Depois conta para a gente as suas experiências através das nossas redes sociais. Vamos amar compartilhar qualidade de vida com você. 

Compartilhe esse post!

Related Posts