Crianças e sedentarismo

Crianças e adolescentes de 0 a 19 anos devem praticar atividade física diariamente e passar o menor tempo possível em frente a telas de tablets, computadores ou televisão. 

A recomendação está no guia lançado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com orientações inéditas para combater problemas de saúde decorrentes do sedentarismo.

O objetivo do documento é facilitar a orientação de pediatras, profissionais de saúde, educadores, pais e professores de educação física. 

“A obesidade infantil é um problema mundial. Jovens acima do peso apresentam maiores probabilidades de desenvolverem doenças como diabetes, hipertensão, depressão, alterações ortopédicas e articulares, por exemplo”, disse Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP.

O manual traz informações sistematizadas sobre as atividades mais adequadas para cada faixa etária entre 0 e 19 anos, considerando as etapas de crescimento e desenvolvimento físico e cognitivo. 

Para começo de conversa, é recomendado que as crianças e adolescentes sejam fisicamente ativos todos os dias.

Já os bebês devem ser estimulados a se movimentarem várias vezes ao dia, seja engatinhando, buscando objetos ou movendo os membros do corpo, sob supervisão e estímulo dos pais. 

As crianças de 3 a 5 anos devem se exercitar por 180 minutos ao longo do dia. A partir dessa faixa etária, também já dá pra começar a nadar, fazer dança, praticar lutas ou esportes coletivos.

Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 65,5% dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental não realizaram 300 minutos de esforço físico na semana. 

Acontece que a SBP preconiza que essa frequência chegue a pelo menos 420 minutos. 

“Infelizmente, as telas ocuparam o lugar da atividade física”, alerta Ricardo Barros, pediatra e coordenador do grupo de trabalho que elaborou o guia.

Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de ler as nossas revistas e se  nutrir de conhecimento!

Fonte: Abril

Compartilhe esse post!

Related Posts