Postado em 24 de Julho de 2017 às 11h08

Saiba tudo sobre whey protein para a manutenção da boa forma!

Boa Forma (57)
Dr. Bem Estar - Seu Portal de Saúde! Dra. Esthela Conde, especialista em nutrologia, fala sobre whey protein e seus benefícios. Os brasileiros buscam, cada vez mais, soluções práticas para...

Dra. Esthela Conde, especialista em nutrologia, fala sobre whey protein e seus benefícios.

Os brasileiros buscam, cada vez mais, soluções práticas para alimentação por meio dos suplementos nutricionais. Seja por motivos estéticos ou para melhorar algum aspecto do desempenho físico, o hábito de praticar atividade física vem se consolidando entre a população, com isso, os suplementos ganham destaque como aliados da beleza, boa forma e saúde.

O que é o whey protein?

Whey protein é a proteína do soro do leite. Com certeza é a proteína mais popular de todas, principalmente por ser a fonte mais concentrada de aminoácidos essenciais, incluindo os de cadeia ramificada (BCAA).

Ele pode ser classificado de três maneiras, de acordo com o processo de filtração que foi submetido:

- Whey protein concentrado: 80% de absorção pelo organismo

- Whey protein isolado: 98% de absorção pelo organismo

- Whey protein hidrolisado: 99% de absorção pelo organismo (nesse caso o whey isolado passa por um processo chamado hidrólise, onde as moléculas são “quebradas” em tamanhos menores, ocorrendo assim uma absorção ainda mais rápida).

Qual é a função dele nos treinos?

Por ter uma alta qualidade biológica, ou seja, seus aminoácidos são muito bem aceitos pelo organismo, o whey protein é muito utilizado por atletas, tanto profissionais como amadores. O uso de whey protein favorece a recuperação e a síntese proteica muscular, diminui fadiga e gordura corporal.

O que acontece na prática é que dificilmente, conseguimos atingir toda necessidade proteica, apenas com a alimentação (seria tudo de bom!!!), para que haja esses processos musculares. E mesmo que você consiga ingerir proteína (seja animal ou vegetal) em todas as refeições, a qualidade biológica, ou seja, o aproveitamento dessas proteínas quando comparada ao whey, é menor (aqui não me refiro às proteínas Isoladas da carne e vegetais, pois estão em estudos ainda).

Além disso, dependendo do seu objetivo e da fonte de proteína escolhida, você pode ingerir também outras substancias que podem atrapalhar seu resultado. E ainda, alguns estudos mostram que as proteínas do soro do leite também melhoram o sistema imune.

Quais os riscos de usá-lo?

Esse é um assunto bastante discutido em congressos e cursos. A conclusão é que faltam ainda muitos estudos com relação ao whey protein e seus riscos. O que podemos falar com segurança é que pessoas que possuem doença renal prévia, não devem fazer uso excessivo de proteína, inclusive a do soro do leite.

Outro fator é que o uso exacerbado de whey protein pode estimular demais a insulina levando também ao aparecimento de acnes. Contudo é o que sempre costumo dizer aqui, é preciso ter uma avaliação de um bom profissional, para que se inicie o uso de qualquer substância ou se inicie qualquer tratamento.

No caso do whey protein, há um processo de análise para que seja estabelecido qual dose ideal para você por dia, qual momento do dia você usá-lo ou, mais ainda, se você tem indicação de fazer uso ou não desse suplemento.

Fonte: Revista Marie Claire

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