7 posições de dormir que afetam a sua saúde

Dormir bem é fundamental para o seu bem-estar físico e mental. Mas você sabia que a posição de dormir pode influenciar diretamente na sua saúde? Veja as 10 posições que são desaconselháveis e dicas de como melhorá-las.

1- Dormir de bruços

De barriga para baixo, podemos sentir dores no pescoço e na parte inferior da coluna, que possui uma curva natural chamada lordose e fica tensionada e desalinhada.  Sem falar que a língua e amígdalas obstruem a passagem de ar na faringe. 

Uma alternativa é usar um travesseiro mais fino ou nenhum travesseiro, para evitar que a cabeça fique muito elevada, e colocar outro travesseiro, mais fino, sob o quadril e a barriga, para diminuir a pressão na coluna. 

2- Com os braços ao redor do travesseiro e a cabeça de lado 

Essa posição, assim como a anterior pode desencadear roncos e apneia do sono, acredita-se que entre 30% e 35% da população pode sofrer de apneia do sono, o que afeta a qualidade do sono e pode levar a outras complicações de saúde. Dormir assim pode também comumente causar torcicolos doloridos. 

Use um travesseiro fino e coloque outro igual sob os quadris e o abdômen. A coluna vai ficar mais uniforme e a pressão será aliviada.

3- Barriga para cima

Essa posição diferente das últimas que citei, muitas vezes é recomendada por médicos dermatologistas esteticistas, pois ajuda a evitar rugas no rosto, não há pressão sobre a pele, e promove o relaxamento da pele da face.  

Mas em contrapartida pode favorecer também o ronco e a apneia, aumentando o risco de hipertensão, arritmia, AVC, infarto, pois os tecidos moles da boca acabam cedendo. Além de anteriorização da cabeça e hipercifose (corcunda), se o travesseiro for alto, e dor no fundo das costas, porque a lombar é pressionada e sobretudo sendo obeso.

Para dormir assim e não sentir dores, seria interessante usar o travesseiro mais baixo, e, se possível, com um rolinho sob os joelhos, para ajudar o alinhamento dos quadris e reduzir a tensão na lombar.

4- Posição Fetal 

Não é a maneira indicada para dormir no dia a dia, porque pode causar problemas na coluna e no pescoço, já que o corpo fica muito encolhido nessa posição.  Dificulta também a respiração, pois as vértebras cervicais e a caixa torácica ficam comprimidas, e atrapalha a circulação do sangue. 

Geralmente uma posição muito indicada para grávidas e para quem tem problemas com apneia.

Para dormir melhor na posição fetal, é recomendável estender pelo menos uma perna, colocar uma almofada entre os joelhos e usar travesseiro firme e ajustado à cabeça. Seria interessante também variar a posição de sono ao longo da noite, para evitar tensões e dores.

5- De conchinha

Essa maneira de dormir tem inúmeros benefícios para a saúde física e mental, porém com algumas desvantagens para sua saúde.

 Se tratando de prós, aumenta a ocitocina, o hormônio do amor, que promove relaxamento, bem-estar e felicidade. 

Quem fica atrás tende a colocar o braço por baixo do parceiro. Essa pressão afeta o nervo radial e depois de um período causa dormência e dor o que gera um bloqueio de nervos e estreitamento das veias superficiais.

Pessoas que sofrem com dores de coluna e precisam estabilizar o corpo para dormir bem podem acordar com ainda mais incômodos por causa da posição. O mesmo vale para quem tem problemas nos ombros. 

Uma opção é variar sua posição durante o sono.

6- Totalmente reto

Quem dorme a noite toda com a barriga para cima, os braços retos, alinhados com as pernas, igualmente esticadas, pode pressionar os músculos lombares posteriores e causar dor pois cria uma tensão nas costas. 

Esta posição puxa a pelve para fora do seu alinhamento normal, e leva a uma posição arqueada da parte inferior das costas. Se você apoiar a parte de trás dos joelhos colocando um travesseiro debaixo deles, suas pernas provavelmente vão descansar em uma posição ligeiramente flexionada, sendo uma posição fisiológica, o que, por sua vez, levará a pelve a uma posição mais neutra. Esta é uma maneira de aliviar a tensão articular e a dor lombar 

7- Estrela do mar

Conhece alguém que dorme todo esparramado na cama, com os braços e a barriga para cima e as pernas abertas? Apesar dessa posição dar a sensação de relaxamento no corpo, pode causar dor no fundo das costas, porque a lombar é pressionada. Para dormir assim e não sentir dores, use também um  travesseiro mais baixo, e um rolinho sob os joelhos, para ajudar o alinhamento dos quadris e reduzir a tensão na lombar.

Mas afinal, qual a melhor posição para dormir?

Dores nas costas e no pescoço, apneia do sono, problemas circulatórios, azia e, até mesmo pesadelos, podem ser consequências de escolher a posição errada para dormir.

 Dormir sobre o lado esquerdo é a posição mais indicada pelos principais especialistas do sono, pois beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central, favorece a eliminação do excesso de proteínas, vitaminas, gorduras e resíduos altamente nocivos à saúde. 

Como nosso coração está do lado esquerdo do corpo, dormir sobre esse mesmo lado impede a obstrução da artéria aorta – responsável por bombear sangue para o resto do sistema sanguíneo.

 Enquanto isso, a veia cava inferior não é pressionada por nenhum órgão e, portanto, o sangue retorna mais facilmente de outras partes do corpo até o coração. 

 O que posso fazer para melhorar a qualidade do meu sono?

  • Tenha hora para dormir e acordar. A regularidade do sono é fundamental, então busque dormir e acordar sempre nos mesmos horários. 
  • Tome um banho noturno. Isso ajuda a relaxar o corpo e a colocar um “marco” do fim do dia produtivo no seu cérebro. 
  • Livre-se do stress do dia antes de ir para a cama. Você pode ler um livro, fazer algum exercício de alongamento ou até manter um diário do sono, que ajuda a “tirar” da cabeça as frustrações. 
  • Tome um chazinho relaxante, que tenha propriedades calmantes.
  • Vá dormir apenas quando o sono der sinal. Ficar rolando de um lado para o outro na cama apenas vai causar frustração e ansiedade associadas ao colchão.

Se ainda assim problemas com o sono persistirem, muitos médicos indicam o uso da melatonina em cápsula antes de dormir a fim de induzir naturalmente seu sono. Afinal, suplementos de melatonina  podem ser vendidos sem prescrição médica, sendo considerados seguros para o consumo nas condições aprovadas. Conheça mais sobre esse suplemento clicando aqui.

Gostou? Não perca mais conteúdos como esse acessando nossas revistas DrBemEstar no site.

Compartilhe esse post!

Related Posts