férias

Na era do trabalho remoto, é possível fazer turismo e aproveitar as férias e permanecer ativo profissionalmente ao mesmo tempo. Diante do conceito ‘anywhere office’ e com os recursos digitais à disposição, viajar para qualquer lugar do país para trabalhar em um local diferente se tornou uma realidade. 

É o que fazem os nômades digitais, que trabalham a distância e não têm residência definitiva. Segundo a Fragomen, empresa global especializada em migração, esse modelo ganhou força durante a pandemia e já conta com 35 milhões de adeptos pelo mundo. 
 

Com uma rotina bem equilibrada, é possível conciliar o trabalho com o turismo, o que pode ser uma ótima alternativa para quem não vai tirar férias na virada do ano, mas não quer deixar de viajar e aproveitar o verão. Pensando nisso, a wemobi, plataforma de ônibus com experiência digital, elencou dicas para aproveitar ao máximo. Confira:
 

Cuidados básicos para ser um nômade digital
 

Para se tornar um nômade digital, é preciso exercer um trabalho totalmente digital e remoto, independentemente da profissão ou área de atuação. Estude o seu destino e certifique-se que possui estrutura para realizar o trabalho, sobretudo com uma boa conexão de internet. 

Também é preciso ficar de olho no orçamento e custo de vida de cada local, para não passar nenhum perrengue financeiro. Aliás, vender pertences desnecessários e economizar o máximo possível são algumas estratégias que ajudam a viabilizar a jornada, além de diminuir o tamanho das bagagens. 

Outra medida importante é providenciar seguros de viagem e de saúde que contemplem os lugares previstos na viagem, para se proteger para imprevistos.
 

Como se deslocar de um destino para outro
 

Há várias formas de reduzir despesas trabalhando no modo remoto e uma delas é o gasto com os deslocamentos. Para viajar entre uma cidade e outra, o meio que melhor se adequa para os nômades digitais são os ônibus rodoviários, que estão cada vez mais modernos, confortáveis, possuem Wifi e entradas USB para carregar os dispositivos móveis e, principalmente, são mais econômicos do que manter um carro ou pagar por passagens de avião. 

Existem diversos aplicativos que facilitam a vida na hora de escolher as viagens, como é o caso da wemobi, que possui passagens a partir de R$ 9,90 e toda a compra, atendimento e embarque nos ônibus são digitais, sem a necessidade de imprimir a passagem ou enfrentar filas nas rodoviárias. 

Não há taxas adicionais para bagagens e pets de pequeno porte, que estejam de acordo com as regulamentações para o transporte de animais, são bem-vindos nos ônibus e podem viajar com os donos das poltronas.
 

Aprenda a gerenciar seu tempo nas férias
 

Como um nômade digital, é necessário ser organizado para poder ter momentos de lazer e de turismo, mas sem deixar de priorizar as demandas de trabalho enquanto se viaja. Existem várias ferramentas que ajudam a gerenciar o trabalho, como aplicativos de gerenciamento de tarefas, softwares de videoconferência, entre outros. 

Para fazer os passeios, olhe as programações com antecedência, dando preferência pela compra de ingressos antecipados nos canais online para evitar filas e transtornos. Pesquise quais são os dias mais tranquilos para visitar aquela atração turística disputada e converse com os moradores locais para pegar indicações de lugares fora do eixo turístico, que são pouco conhecidos, mas bacanas de conhecer. Outra dica é optar por se hospedar nos destinos em períodos de baixa temporada, para diminuir os custos e poder transitar pela cidade sem grandes aglomerações de turistas.
 

Proteja seus dispositivos móveis
 

Os nômades digitais dependem da tecnologia para trabalhar e por isso precisam garantir a manutenção dos dispositivos para se manterem conectados. É fundamental se prevenir em casos de perda ou roubo, mantendo os dispositivos bloqueados com senhas fortes e exclusivas para cada equipamento, além de ativar recursos de autenticação biométrica, como impressões digitais ou reconhecimento facial. 

Atualize os dispositivos regularmente e faça backups com frequência, sendo possível utilizar um HD externo ou pagar planos adicionais para salvar os arquivos e dados na nuvem. 

Para saber mais sobre saúde e bem-estar e aproveitar as férias com saúde, acesse as revistas do Dr.bemestar

Fonte: wemobi

Share:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *