A dieta detox é uma escolha popular para perda de peso, pois reduz o inchaço ao eliminar o excesso de líquidos corporais.

Além disso, pode ajudar também na recuperação após o uso prolongado de medicamentos ou exageros alimentares, como nas festas de final de ano, carnaval ou semana santa.

Existem vários tipos de dietas para obter o detox necessário para seu corpo eliminar toxinas de uma forma saudável. 

As toxinas, presentes em nosso dia a dia, podem se originar de diversas fontes, como:

Os sinais de que o corpo precisa de um detox:

Devido aos altos níveis de ansiedade antes de dormir e a dificuldade de relaxar, você começa a sentir o seu corpo reclamar. As consequências? Dias improdutivos, falta de concentração, mau humor e frustração que podem afetar até mesmo suas relações sociais.

Esse também é um alerta. Intestino preso é um complicador na saúde. Afinal de contas, precisamos colocar “o lixo para fora” do corpo todos os dias.

Não só pela sensação de bem-estar, como pela reabsorção de bactérias tóxicas das fezes paradas no intestino. 

Esses fatores a longo prazo podem levar a problemas mais graves como a diverticulite ou até mesmo o câncer de colo de intestino.

Essa é uma forma do corpo nos dizer que o hormônio do estresse está elevado e desregulado. 

Além de atrapalhar a manutenção/perda de peso saudável, ainda perdemos a autonomia de escolher o que queremos comer. 

Quando o hormônio “grita” na nossa cabeça, ele está no controle e pode gerar até mesmo uma compulsão alimentar.

Isso acontece devido ao acúmulo das toxinas e gorduras no nosso corpo, podendo levar a mudanças de humor e diminuição da libido. 

Muitas vezes, uma boa alimentação, pode melhorar não só a qualidade de vida do indivíduo, como todos os efeitos causados por essa irregularidade.

Sabemos que para emagrecer de forma saudável precisamos de atividade física, equilíbrio emocional e reeducação alimentar. 

Porém, mesmo quando um paciente encontra esse caminho, muda sua rotina e ainda encontra dificuldades, seu organismo pode estar precisando desintoxicar. O motivo? Um platô metabólico, que nada mais é que seu organismo com dificuldade de fazer as reações químicas devido ao acúmulo de toxinas.

De acordo com a nutricionista, o nosso fígado é um dos órgãos responsáveis pela desintoxicação, e realiza esse processo de limpeza naturalmente.

 Porém, o nosso metabolismo não está preparado para lidar com tantas toxinas como as que somos expostos hoje.

 “Nosso organismo costuma fazer um processo de desintoxicação natural. Mas ele não está preparado para todas as toxinas que ingerimos hoje. 

São agrotóxicos, medicamentos, poluição, toxinas causadas pelo estresse e ansiedade. Isso sem falar dos corantes e conservantes químicos presentes na maioria dos alimentos que consumimos diariamente. Por isso, ele precisa de ajuda”, avalia.

Desvendando os benefícios do detox:

Embora o detox não seja uma solução mágica para todos os problemas de saúde, ele pode trazer diversos benefícios para o corpo, como:

Você também pode gostar de ler nosso blog sobre alimentos funcionais: mais saúde com uma nutrição inteligente.

Mergulhando na prática do detox:

Suco Verde Proteico com Vanilla Protein | Pós-treino super nutritivo

Parece bom demais para ser verdade? Nós também achamos…

Mas pode acreditar, essa deliciosa e refrescante receita de suco verde proteico é tudo o que você precisa para um pós-treino detox, mega nutritivo!

Confira a receita e prepare na sua casa!

Receita de Suco Verde Proteico com whey vegano:

Ingredientes

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, e tome bem fresquinho!

Shake Detox de Maçã Verde e Abacaxi:

Esse shake detox equilibra fontes de carboidratos e proteínas (leite, maçã e abacaxi) e elementos antioxidantes que não só trazem energia, como também ajudam a emagrecer (suco de limão, farinha de aveia e hortelã).

Anote os ingredientes: 

Gostou desse conteúdo? Conheça um mundo de informações sobre saúde e bem-estar com as revistas Dr. Bem Estar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *