Dança

A dança, mais do que simples movimentos rítmicos e coreografias contagiantes, é um universo de benefícios para o corpo, a mente e o espírito. É uma forma de expressão poderosa que nos permite conectar com a nossa essência, celebrar a vida e alcançar o bem-estar pleno.

Não importa como você encare a dança seja: atividade física, prática religiosa,

ritualística, artisticamente etc.. o fato é que trata-se de uma prática benéfica para o organismo como um todo. Impossível não se divertir e sorrir sambando, dançando forró ou fazendo dança aeróbica.

“Enquanto eu danço, não posso julgar, não posso odiar, não posso me separar da vida. Eu só posso ser feliz e completo. É por isso que eu danço.” Hans Bos

Os movimentos ritmados ao som de uma boa música costumam encher o ambiente de alegria e encantamento. E o melhor: os benefícios da dança para a saúde são extensíveis a todas as faixas etárias.

Aqui está uma exploração detalhada desses benefícios, juntamente com sugestões de estilos de dança para experimentar.

Benefícios físicos:

Postura: A prática constante da dança fortalece os músculos centrais, melhora a flexibilidade e a propriocepção, resultando em uma postura mais ereta e elegante.

Adeus ao sedentarismo: A dança é uma ótima opção para quem busca se livrar do sedentarismo de forma divertida e prazerosa. Diversos estilos musicais e coreografias garantem um treino completo para todos os gostos e níveis de condicionamento físico.

Fortalecimento muscular: A dança trabalha diversos grupos musculares do corpo, promovendo o fortalecimento, a tonificação e a definição muscular.

Coordenação motora impecável: Os movimentos da dança exigem coordenação motora fina e grossa, aprimorando a agilidade, o equilíbrio e a propriocepção.

Você vai gostar de ler também: Energia e disposição: como conquistá-las?

Benefícios para a mente:

Expressão criativa sem limites: A dança é uma forma de expressão individual e autêntica, permitindo que cada um explore sua criatividade e se conecte com seus sentimentos mais profundos.

Autoconfiança em alta: A superação de desafios e a conquista de novas habilidades na dança elevam a autoestima e a autoconfiança, proporcionando uma sensação de realização e empoderamento.

Combate à ansiedade e à depressão: A dança promove relaxamento, diminui o estresse e a ansiedade, além de auxiliar no combate à depressão.

Conexão social e amizades: As aulas de dança são um excelente espaço para fazer novas amizades, socializar e se conectar com pessoas que compartilham do mesmo interesse.

Memória: A memorização de coreografias e sequências de movimentos estimula a memória e a capacidade de aprendizado.

Endorfina em alta: A dança é um exercício físico completo que promove a liberação de endorfina, hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Isso se traduz em mais disposição, energia e combate ao estresse.

Sozinho, em dupla ou em grupo, a dança é um dos elementos culturais mais conhecidos do Brasil. Prova disso é o Carnaval, festa popular presente em todas as regiões do país onde a principal premissa é o samba.

Além disso, cada estado tem o seu jeito particular de dançar. Entre as danças típicas do Brasil, estão o carimbó, o frevo, o baião, o forró, o funk brasileiro, o piseiro e o axé.

Em Minas Gerais, a festa junina é uma das mais populares, portanto, a quadrilha e o forró nunca ficam de fora. O estado também tem forte tradição de congado, tornando o bailado típico da festa uma importante manifestação cultural.

E certamente o sertanejo tem lugar cativo no coração dos mineiros. Uma pesquisa do Spotify divulgada no fim do ano passado, mostra que o ritmo esteve presente em todas as 10 músicas mais ouvidas em Minas.

Ritmos para dançar:

Todo ritmo musical favorece o ato de se exercitar. Há quem prefira se movimentar a dois, em um dramático tango, ou quem goste de dançar sozinho ao som de um bom pagode. Alguns estilos, inclusive, são bons para dançar em grupo e até ministrados em academias, como:

  • zumba
  • dança de salão
  • funk
  • fitdance
  • samba

Não importa a sua escolha, o importante é dançar!

Dicas para dançar em casa:

Agora que você já conhece os benefícios da dança e alguns ritmos ideais para praticar, escolhe o seu preferido para começar.

Separe um espaço na casa onde é possível se movimentar sem limitações. Se for preciso, afaste os móveis. Faça um alongamento antes de começar.

Uma dica importante para tornar a dança um hábito é incluí-la na sua rotina. Por isso, escolha o horário mais cômodo para você e separe 2 ou 3 dias na semana para dançar. Crie uma playlist de músicas que goste para praticar. Isso vai ajudar a tornar a atividade mais prazerosa.

Dê o primeiro passo em direção a uma vida mais saudável, feliz e plena! Comece a dançar hoje mesmo!

Aproveite os incríveis benefícios da dança para sua saúde física e mental com a ajuda dos produtos da ClinicMais Supplement & Nutrition. 

Nossos suplementos de alta qualidade são projetados para apoiar seu desempenho e recuperação, permitindo que você aproveite ao máximo cada passo. 

E para mais dicas e informações sobre saúde e bem-estar como essa, explore as revistas Dr. BemEstar e viva de forma mais saudável e feliz!

Share:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *