Incluir alimentos com propriedades anti-inflamatórias pode ser a chave para prevenir doenças crônicas, melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico.

A inflamação no corpo pode ocorrer por diversos motivos. Geralmente, associamos inflamação a condições como garganta inflamada ou inchaço após uma pancada.

Mas ela vai muito além disso, você pode estar com inflamação no corpo sem perceber, manifestada por sintomas como cansaço, depressão e ganho de peso, que muitas vezes ignoramos. Um dos principais causadores dessa inflamação é a alimentação desequilibrada.

Principais causadores de inflamação:

Glúten: presente na proteína do trigo, aveia, centeio e cevada. Alimentos comuns com glúten incluem pão, biscoitos, bolos, macarrão, pizza, alimentos embutidos como salsicha, cervejas, cereais e molhos industrializados.

Caseína: Essa proteína está presente no leite de vaca e em todos os seus derivados, como queijos, manteigas, iogurtes, bebidas lácteas, entre outros.

Açúcar: Seja ele branco, refinado, cristalizado, xarope de milho, frutose, sacarose ou maltose, ele é um causador de inflamação corporal.

Se você sente um cansaço contínuo, insônia, ganha peso sem uma causa aparente, marque uma consulta e venha fazer uma avaliação detalhada. Seu corpo pode estar inflamado e você não está ciente dessa condição.

E nesse caso, você precisa de um tratamento adequado, que vai desde o diagnóstico, passando pela prescrição dos cuidados necessários e também o acompanhamento ao longo dos meses.

Combater a inflamação corporal significa melhorar a sua qualidade de vida, desde o sono até a alimentação.

Você vai gostar de ler também: Alimentos funcionais: mais saúde com uma nutrição inteligente.

O que são alimentos anti-inflamatórios?

Alimentos anti-inflamatórios são aqueles que ajudam a prevenir processos inflamatórios no corpo. Eles são ricos em gorduras saudáveis, antioxidantes e possuem baixa carga glicêmica.

A chave para uma dieta anti-inflamatória é equilibrar o consumo de proteínas, fibras e vitaminas, enquanto se evita bebidas alcoólicas, alimentos processados e produtos com farinha branca ou refinada.

4 alimentos anti inflamatórios para o nosso corpo:

1-Abacate:

O abacate é um dos alimentos anti-inflamatórios mais potentes. Ele é uma excelente fonte de gorduras saudáveis, especialmente ácidos graxos monoinsaturados, que são conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias. Além disso, o abacate é rico em antioxidantes, fibras, vitaminas C, E, K e do complexo B, todos essenciais para o bom funcionamento do corpo.

2- Cúrcuma:

A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra e parente do gengibre, é um potente anti-inflamatório. Ela combate dores nas articulações, acelera a recuperação pós-treino e melhora a digestão, diminuindo o risco de úlceras e gastrite.

Além disso, previne doenças cardíacas, regula a gordura corporal, combate a obesidade e tem propriedades antifúngicas e antibacterianas, auxiliando em tratamentos contra diversas doenças. Pode ser facilmente incorporada na dieta como tempero em carnes brancas, massas e sopas.

Para aqueles que têm dificuldade em consumir cúrcuma regularmente, por geralmente ser encontrada em forma de tempero e não propriamente em alimentos, o suplemento de cúrcuma da ClinicMais Supplement e Nutrition é uma excelente alternativa

Oferecendo uma maneira prática e concentrada de aproveitar seus inúmeros benefícios para a saúde.Clique aqui para saber mais

Os suplementos de cúrcuma também desempenham um papel crucial na prevenção de doenças cardíacas, regulação da gordura corporal e combate à obesidade, graças às suas ações antifúngicas e antibacterianas.

3- Frutas vermelhas:

As frutas vermelhas, que variam do vermelho ao roxo, são alimentos ricos em antioxidantes que combatem os processos inflamatórios. Aqui estão alguns exemplos e seus benefícios:

4- Brócolis:

Um dos principais benefícios do brócolis é o seu potencial de ácido fólico, um amigo especial das gestantes, pois auxilia no desenvolvimento do sistema neurológico e, principalmente, na prevenção de disfunções nesta região.

É um alimento pouco calórico e rico em nutrientes, como ferro e magnésio, além das vitaminas A e E.

Inclui-lo no almoço e jantar faz bem aos ossos, reduz a constipação, é benéfico para a saúde cardiovascular e ajuda a controlar o índice de açúcar no sangue, sendo altamente recomendado para quem possui diabetes do tipo 2.

Comece hoje mesmo a transformar sua vida com o poder dos alimentos anti-inflamatórios! Sua saúde e seu paladar agradecem!

Leia as nossas revistas revistas Dr BemEstar para consumir mais conteúdos como esse, contendo várias dicas sobre diversas áreas da saúde, inspire-se em buscar uma vida mais saudável e de qualidade.