Cuidados com a saúde do intestino

Hoje vamos conversar sobre um assunto que muitas pessoas ficam constrangidas e até mesmo evitam comentar, mas é extremamente importante conversarmos sobre a saúde e funções do intestino. 

Infelizmente, a constipação intestinal ou prisão de ventre é uma queixa muito comum que afeta cerca de 16% da população em todo o mundo. 

Devemos ficar atentos a esses sintomas, pois é através da presença deles que é possível entender um pouco melhor como anda a saúde do nosso intestino. 

Por isso, hoje você vai conhecer muito mais sobre o intestino, a importância dele para a saúde como um todo e claro, no final vamos dar 6 dicas de como manter esse sistema funcionando da melhor maneira possível. 

Partiu conhecer? 

O que é o intestino? 

O intestino é um órgão em forma de tubo que se estende desde o final do estômago até ao ânus. 

Este órgão é responsável pela passagem dos alimentos digeridos e é aqui onde será absorvido todos os nutrientes dos alimentos e eliminação dos resíduos não úteis para o organismo. 

Além disso, o intestino é um órgão extenso, tendo cerca de 7 a 9 metros de comprimento. 

Também esse órgão é uma das peças mais importantes do sistema digestivo e ele está dividido em duas partes, sendo elas: 

  • Intestino delgado:

O intestino delgado é a primeira parte deste órgão, ou seja, é a parte que liga o estômago ao intestino grosso. 

Essa parte é a mais comprida, tendo cerca de 7 metros de comprimento e é aqui que ocorre a absorção de alguma água e a maior parte dos nutrientes permitindo que minerais e vitaminas sejam incorporadas na corrente sanguínea.

O intestino delgado também é divido em 3 partes, sendo elas: duodeno, jejuno e íleo que são responsáveis por absorver os seguintes nutrientes:

  • Gorduras
  • Colesterol 
  • Carboidratos 
  • Proteínas 
  • Água
  • Vitaminas 
  • Minerais
  • Intestino grosso:

Já o intestino grosso é a segunda parte deste órgão e apresenta cerca de 2 metros de comprimento. Sendo assim, caracterizado como  a menor parte do intestino, mas não menos importante. 

Ele é responsável pela absorção de 60% da água do nosso corpo e também pela quebra da celulose dos alimentos que é feita com a ajuda da microbiota intestinal. 

Além disso, uma de suas funções é formar o bolo fecal, onde é eliminado os resíduos dos alimentos e toxinas indesejadas.

Human internal organ with intestine illustration

Quais as principais funções do intestino? 

De maneira simples e rápida, o intestino é o órgão responsável pela digestão e absorção de nutrientes e água. Por isso, esse órgão necessita de cuidados, pois ele é o motivo de deixar o nosso organismo nutrido, hidratado e funcionando corretamente. 

Além disso, o nosso organismo não é capaz de absorver algumas substâncias que ingerimos. Por esse motivo, ele também funciona para eliminar essas toxinas e produtos em forma de fezes. 

Quais sintomas indicam que o meu intestino não está bem? 

Alguns sintomas geralmente são muitos comuns no nosso dia a dia, por isso devemos ficar atentos a eles, pois pode ser o nosso corpo informando que precisamos verificar a saúde deste órgão. 

  • Diarreia 
  • Prisão de ventre 
  • Excessos de gases intestinais
  • Barriga inchada
  • Cólicas abdominais constantes 
  • Presença de sangue nas fezes 
  • Fezes escuras e fétidas
  • Perda de apetite e de peso

Como identificar a saúde do intestino através das fezes? 

Você já ficou mais de um dia sem ir ao banheiro ou até mesmo ficou constrangido em ir em banheiros públicos? Isso pode tornar sintomas e situações desagradáveis. 

Mas diversos fatores estão relacionados com a constipação intestinal e isso pode estar ligado à alimentação, pouca ingestão de água, falta de exercícios físicos e até mesmo problemas emocionais.

Por isso, o formato e a cor das fezes podem dizer muito sobre a saúde do nosso intestino. 

Vamos conhecer? 

  • TIPO 1 e 2:

Normalmente esse  formato é mais comum em pessoas que sofrem de constipação severa e para auxiliar é indicado aumentar o consumo de água, praticar atividade física e acrescentar na dieta mais fibra. 

  • TIPO 3 e 4:

Esses formatos são os que indicam que a saúde do seu intestino anda em dia, mas mesmo assim não podemos esquecer da ingestão de água e fibras. 

  • TIPO 5, 6 e 7:

Quando você for evacuar e suas fezes estiverem neste formato é preciso ficar em alerta pois podem sinalizar que existe uma alergia alimentar ou alguma intolerância. 

Por isso, se os sintomas persistirem é importante procurar uma orientação de um profissional da saúde, pois pode ocasionar desidratação pelo fato do intestino não conseguir absorver os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. 

Qual a importância de manter um intestino saudável? 

Você sabe o que é microbioma intestinal? 

São bactérias e fungos que vivem dentro do nosso intestino e que desempenham funções importantes em vários aspectos da nossa saúde. 

Além disso, ter uma colônia diversificada pode ajudar o nosso corpo a melhorar a função imunológica, sintetizar nutrientes, controlar o apetite e auxiliar no bem-estar mental. 

A desordem na microbiota intestinal pode estar associada a uma série de inflamações, doenças autoimunes e até mesmo a saúde mental, como a ansiedade e depressão. 

Afinal, o intestino pode ser considerado o segundo cérebro por ser capaz de funcionar independentemente, pois possui o seu próprio sistema nervoso entérico que é responsável por coordenar todos os processos digestivos. 

O intestino também é composto por diversos neurônios e neurotransmissores e dentre eles é produzida a serotonina, um hormônio importante que está relacionado a sensação de bem-estar. 

Não ter hábitos de vida saudáveis pode afetar significativamente a flora intestinal tanto a curto quanto a longo prazo. 

  • Curto prazo: 
    • Baixa imunidade
    • Maior chances de infecções 
    • Resfriados 
    • Diarreia 
    • Gases 
    • Azia 
    • Mal-estar 
  • Longo prazo:
    • Aumentam as chances de desenvolver um problema de saúde (Síndrome do Intestino Irritável, doenças no cérebro ou do sistema nervoso)

6 dicas para cuidar da saúde do intestino

1- Reduza os níveis de estresse 

O estresse é um dos principais vilões para todo o corpo e não é diferente quando falamos da saúde intestinal. Por isso, escolha atividades que te relaxam como meditação, massagem e exercício físico. 

Além de ajudar a diminuir os níveis de estresse, essas atividades auxiliaram a saúde como um todo 

Leia nosso artigo “Aprenda a reduzir o estresse com mindfulness”e veja dicas de como conseguir reduzir seu estresse com esta técnica. 

2- Um boa noite de sono faz toda a diferença 

Sabemos que precisamos ter no mínimo de 7 a 8 horas de sono ininterrupto à noite. Pois é nesse momento que o seu corpo descansa para trabalhar intensamente no dia seguinte. 

Noites mal dormidas podem impactar significativamente a sua saúde e seu desempenho. 

Leia nosso artigo “sono de qualidade” repleto de dicas para te ajudar a dormir bem. 

3- Coma sem pressa 

Mastigar bem os alimentos e comer devagar são maneiras que auxiliam a promover a digestão completa e a absorção dos nutrientes. 

4- Hidrate-se constantemente

A água, além de hidratar o nosso corpo, auxilia o intestino devido ter um efeito benéfico no revestimento da mucosa intestinal, bem como no equilíbrio de bactérias no intestino. 

Leia nosso artigo que fala sobre a importância de beber água clicando aqui!

5- Saiba se você possui alguma alergia ou intolerância alimentar

É importante saber se possui alguma alergia ou intolerância, pois além dos sintomas serem extremamente desconfortáveis você poderá evitar consumir esse tipo de alimento e derivados, sem contar que ajudará significativamente a saúde intestinal. 

6- Escolha alimentos saudáveis 

Parece até ser chato ficar batendo todos os dias nessa mesma tecla, porém é importante ter uma alimentação saudável, pois o nosso organismo e a nossa saúde depende disso. 

Reduza a quantidade de alimentos processados e ultraprocessados, com alto teor de açúcar e gordura, sempre  escolha produtos clean label e acrescente em sua alimentação produtos orgânicos, frutas, verduras e vegetais

Além disso, uma alimentação saudável e balanceada pode impactar positivamente seu intestino, isso porque dietas ricas em fibras contribuem para a saúde da flora intestinal. 

DICA EXTRA: Suplemente o seu organismo

Como o whey auxilia para formação de músculo e o colágeno ajuda na elasticidade e firmeza da pele, o intestino também tem suplementos específicos que auxiliam no seu bom funcionamento. 

Por isso, na ClinicMais, nossa parceira, possui os suplementos alimentares certo para você, como o  4Fiber um produto que foi formulado pensando no seu bem-estar e na sua saúde intestinal. 

Em sua composição foram selecionadas matérias-primas de alto padrão pensando na sua qualidade de vida e nutrição. 

4Fiber

Este suplemento é composto por quatro fibras naturais que auxiliam no trânsito intestinal, sem contar que não possui efeito secundário que promovam desconfortos gastrointestinais. 

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