O que é Bulking?

Mais um termo em inglês fazendo parte da nossa rotina, mas você já ouviu falar em bulking? 

Um termo diferente mas que precisa ser conhecido, afinal, bulking é usado para descrever o processo de ganho de peso para aumentar a massa muscular, sendo considerada a primeira fase da hipertrofia. 

Para entender melhor, a hipertrofia é o aumento do tamanho de um órgão como consequência do aumento das funções celulares, mas a mais comum e que a maioria das pessoas conhecem é a hipertrofia muscular e o que está ligado no processo do bulking.

Esse processo é praticado geralmente por fisiculturismo e atletas de alta performance que desejam obter mais definição muscular. 

Nessa etapa o bulking é feito aumentando a ingestão de calorias, por um período que pode variar de 4 a 6 meses 

Como nesse processo vem a consequência do ganho de peso, existe a necessidade de perder o excesso de gordura e isso é chamado de cutting. 

Ou seja, o bulking e cutting são estratégias cujo objetivo é o ganho de peso e depois a perda de gordura. 

Lembre-se que se você não deseja ser fisiculturista ou um atleta de alta performance, mas deseja ter o mesmo resultado é preciso seguir as orientações de um médico ou nutricionista para acompanhar todo o processo e você ter resultados eficazes sem afetar a saúde. 

Além disso, é preciso também seguir as orientações de profissionais de educação física para que eles possam passar um treino mais orientado para atingir o objetivo. 

Como o bulking funciona? 

Normalmente o bulking é feito quando os fisiculturistas não estão na época de competição, para facilitar o ganho de peso sem grandes preocupações. 

Mas para que o bulking seja feito corretamente e de forma saudável é importante seguir algumas orientações.

  • Consumir mais calorias do que se gasta

Sabemos que quando consumimos mais calorias que gastamos, o nosso organismo costuma guardar em forma de gordura e consequentemente ocorre o ganho de peso. 

Como é exatamente esse o objetivo do bulking,  é recomendado a realização de uma dieta hipercalórica, com aumento do consumo de carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis. 

  • Realizar o bulking indicado pelo nutricionista

É importante seguir exatamente as orientações de um nutricionista, isso porque caso seja feito o bulking por menos ou mais tempo do indicado pode ocorrer de não chegar ao objetivo desejado de ganho de massa muscular após o período de cutting. 

  • Fazer treinos com orientações de profissionais de educação física

Esses profissionais estarão passando um treino de acordo com o objetivo desejado e pelo período necessário. 

Geralmente são indicados exercícios de alta intensidade, como HIT, por exemplo, por cerca de 15 minutos. 

É importante lembrar que cada organismo é único e reagirá de uma forma diferente, por isso o acompanhamento desses profissionais é extremamente importante. 

Jamais siga a dieta ou um treino de um amigo sem antes saber o que é melhor para você e o que lhe trará resultados mais significativos. 

Além disso, nesses processos é bem comum a medida que se ganha peso aumente a gordura corporal, por isso o acompanhamento é essencial para garantir que o ganho de gordura seja mínimo durante o período de bulking para que o período de cutting seja eficiente. 

Quais as principais estratégias de bulking? 

  • Bulking limpo

Essa estratégia consiste em a pessoa se preocupar com o que está consumindo, dando preferência a alimentos saudáveis e funcionais.

Neste tipo de estratégia é fundamental o acompanhamento de um nutricionista para definir o seu objetivo e o ganho de gordura ser menor, mas também esses profissionais poderão indicar suplementos alimentares para auxiliar e potencializar o bulking e favorecer a etapa do cutting. 

Quando escolhido o bulking limpo o ganho de massa muscular acontece de forma mais saudável e de forma lenta e gradual, no entanto a dieta é mais restrita e pode ser mais cara. 

  • Bulking sujo

Ao contrário do bulking limpo, esse processo não se preocupa com o que se consome diariamente, havendo maior consumo de carboidratos e gorduras não saudáveis, o que leva não só ao aumento de peso mas de gordura também. 

Apesar de não ser um processo saudável e de o cutting ser mais lento, o ganho de massa muscular durante o bulking sujo é mais rápido. 

Acesse o site da ClinicMais e venha conferir muito mais sobre o mundo dos suplementos alimentares, qualidade de vida e bem-estar. E acesse nosso blog para saber mais dicas sobre saúde e bem-estar!

Compartilhe esse post!

Related Posts