A tireoide é o centro de comando do bom funcionamento do organismo. Ela fica localizada na região do pescoço e produz dois hormônios que atuam como mensageiros das funções metabólicas.

Essas substâncias, conhecidas como triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), circulam na corrente sanguínea, regulando a função dos órgãos, controlando o metabolismo, a transformação de alimentos em energia e a temperatura.

Por outro lado, a função da tireoide é comandada por uma pequena glândula, chamada hipófise. Ela fica instalada na base do cérebro e produz um hormônio estimulante da  tireóide (TSH), que leva o órgão a produzir a T3 e a T4.

Ela é responsável por produzir hormônios que regulam o metabolismo do corpo, controlando funções como:

Além disso, a tireoide age diretamente nas funções de órgãos como o cérebro, coração, rins e fígado, influenciando na fertilidade, ciclo menstrual, emocional, capacidade de concentração, memória e peso.

Os problemas da tireoide podem ser divididos em dois tipos:

Sintomas de hipotireoidismo:

Sintomas de hipertireoidismo:

Como saber se a tireoide está funcionando bem:

A melhor maneira de saber se a tireoide está funcionando bem é realizar um exame de sangue para medir os níveis dos hormônios tireoidianos.

Outros sinais de que a tireoide pode não estar bem:

Tratamento para problemas da tireoide:

O tratamento para problemas da tireóide depende do tipo de problema e da gravidade dos sintomas.

Prevenção:

Não há maneira de prevenir completamente os problemas da tireoide, mas algumas medidas podem ajudar a reduzir o risco, como:

Se você está apresentando algum dos sintomas de problemas da tireoide, é importante consultar um médico para um diagnóstico e tratamento adequados.

A suplementação alimentar pode ser uma opção para auxiliar na regulação da tireóide, mas deve ser sempre utilizada com cautela e acompanhamento médico.

Alguns suplementos que podem ser úteis para a saúde da tireoide:

Lembre-se:

Outras medidas importantes para a saúde da tireoide:

Com acompanhamento médico adequado, a suplementação alimentar pode ser uma ferramenta útil para auxiliar na regulação da tireóide e na melhora da qualidade de vida.